youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Roda se desprende de ônibus e acerta carro no DF

By  |  0 Comments

Acidente foi no último dia 23, na Estrada Parque Guará (EPGU). Ônibus ia no sentido oposto quando roda se desprendeu e atingiu para-choque de veículo; com impacto airbag do carro acabou acionado.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/video/roda-de-onibus-solta-e-atinge-carro-na-epgu-no-df-10435585.ghtml

Um acidente, com uma roda de ônibus, por pouco não terminou em tragédia, no último dia 23 de março, no Distrito Federal. O motorista Thiago Araújo Silva conta que ia pela Estrada Parque Guará (EPGU), na altura do Zoológico de Brasília, quando levou um susto ao ver uma roda se aproximando do carro, até acertar o para-choque.

Em entrevista à TV Globo, nesta terça-feira (29), Thiago contou que o acidente ocorreu por volta das 19h, quando havia muito movimento na via, e que o impacto da batida da roda foi tão forte que o airbag acabou acionado. Ao sair do carro, ele gravou a cena com o celular (veja vídeo acima).

“A roda tá ali ó, do outro lado da rua, [vou] tentar atravessar aqui pra mostrar onde tá a roda que acertou meu carro. Aqui a roda. Atravessou a rua e pegou no meu carro”, diz Thiago.

Airbag de carro atingido por roda de ônibus estourou na hora. Acidente foi na EPGU em 23 de março, no DF. — Foto: TV Globo/Reprodução
Airbag de carro atingido por roda de ônibus estourou na hora. Acidente foi na EPGU em 23 de março, no DF. — Foto: TV Globo/Reprodução

A roda é de um ônibus da Viação Marechal. A empresa disse que mandou fazer uma perícia no carro de Thiago para determinar a causa do acidente. “O departamento jurídico já iniciou a negociação com proprietário do veículo”, diz a Marechal.

Thiago nega e aponta que arcou com os prejuízos sozinho. Ele reclama que teve que pagar o guincho para rebocar o carro e que a empresa Marechal não deu nenhum tipo de assistência.

Thiago Araújo Silva trafegava pela Estrada Parque Guará (EPGU) quando carro foi atingido por roda de ônibus, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Thiago Araújo Silva trafegava pela Estrada Parque Guará (EPGU) quando carro foi atingido por roda de ônibus, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O motorista lembra que a distância entre o ônibus e o carro dele era de mais de 1km. “Por uma fração de segundo, acho que o tempo pra colocar o pé no freio […] foi o tempo suficiente pra roda acertar o para-choque e não o para-brisa. Por uma fração de segundo mesmo, porque ia me acertar em cheio a roda”, diz Thiago.

Três rodas soltas neste ano

Roda de ônibus da São José atingiu caminhão perto do viaduto Ayrton Senna em 10 de fevereiro, no DF — Foto: TV Globo/ Reprodução

Só neste ano, foram três acidentes desta natureza no DF. No dia 10 de fevereiro, um ônibus da São José, que ia de Brazlândia para a W3, perdeu a roda perto do viaduto Ayrton Senna.

A roda acertou um caminhão, que estava logo atrás. Ninguém se machucou.

Na semana anterior, em 2 de fevereiro, um ônibus da Pioneira foi visto circulando pelo Jardim Botânico sem uma das rodas traseiras.

Em janeiro, o eixo das rodas de outro ônibus quebrou e caiu no chão na Avenida Hélio Prates.

Verificar se os ônibus estão com a manutenção em dia, antes de sair das garagens, é responsabilidade das empresas autorizadas pelo governo do Distrito Federal a operar o transporte público de passageiros. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) diz que que, “mesmo mantendo uma fiscalização contínua, problemas pontuais podem ocorrer” (veja nota abaixo).

Nota da Semob

“A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que todos os veículos da frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF passam por vistorias obrigatórias e fiscalizações em campo em que são verificados diversos itens relacionados à segurança, estrutura e conforto.

Além das vistorias de rotina, cabe destacar que a Semob, por meio da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa), também realiza operações que tem foco especial no funcionamento dos equipamentos relacionados à acessibilidade, como: elevadores, rampas, dispositivos de solicitação de desembarque, sistema de segurança para pessoas com cadeira de rodas e condições dos assentos.

A Secretaria acrescenta, ainda, que mesmo mantendo uma fiscalização contínua, problemas pontuais podem ocorrer. Caso os usuários identifiquem alguma irregularidade na operação, a pasta orienta a fazer a manifestação na ouvidoria do GDF pelo site ouv.df.gov.br/ ou pelo telefone 162 informando a data do ocorrido, o horário, o número do veículo e o problema identificado. A Semob é acionada para apuração e devidas providências.”

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *