Mulheres vítimas de violência recebem tratamento dentário gratuito
A primeira região administrativa a ser atendida será o Sol Nascente. Inscrições vão até o dia 15 de abril e podem ser feitas por Whatsapp. O projeto também vai oferecer cursos de capacitação
Mulheres que tiveram os dentes danificados devido à violência doméstica poderão recuperar o sorriso de forma gratuita por meio do projeto Reconstruindo Sonhos, que chega à segunda edição. A primeira região administrativa contemplada será o Sol Nascente.
O objetivo do projeto é a recuperação gratuita do sorriso de 800 mulheres de baixa renda, a maioria das quais perdeu dentes em decorrência da violência doméstica. Cada beneficiária terá acesso a até seis tratamentos odontológicos, totalizando 5 mil procedimentos, incluindo tartarectomia, profilaxia, polimento coronário, restauração em resina, reconstrução dental com pino de fibra, cirurgias e moldagem para confecção de prótese dentária.
Além da reconstrução física, o projeto tem como propósito reconstruir histórias e devolver a essas mulheres os sorrisos perdidos. Para isso, serão capacitadas 1 mil mulheres, melhorando a autonomia socioeconômica e o desenvolvimento de novas habilidades profissionais, com cursos nas áreas de gastronomia e beleza, abrangendo pães e biscoitos, confeitaria e doces, pizzaiolo e salgados, marmitaria, maquiagem, estética e cursos de vendas.
Os atendimentos iniciarão no próximo dia 15 de abril e os tratamentos serão realizados apenas por dentistas mulheres. Em cada cidade satélite serão atendidas 100 mulheres. Os consultórios móveis foram montados dentro de uma carreta equipada e depois da primeira parada (Sol Nascente), o programa segue para as seguintes cidades: Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Samambaia, São Sebastião, Estrutural.
“O agressor usualmente bate na face, para deixar marcas. Então, normalmente essas moças perdem os dentes da frente. Muitas não têm a menor condição de pagar por um tratamento. Então, nosso objetivo é devolver esse sorriso e a dignidade dessas mulheres. O Reconstruindo Sorrisos é um sonho que está avançando a cada dia, ele é um tratamento para a autoestima”, comemora a cirurgiã-dentista e coordenadora técnica do programa, Andrea Oliveira.
As mulheres interessadas em serem atendidas pelo programa passarão pela entrevista social e devem apresentar medida protetiva ou boletim de ocorrência policial. As inscrições já começaram para a região do Sol Nascente, que será a primeira cidade contemplada, entre os dias 15 a 27 de abril.
Para mais informações e inscrições acesse:
www.reconstruindosorrisos.com.br
WhatsApp: 61 98111-2797
E-mail: reconstruindosorrisosdf@gmail.com
O programa é idealizado pelos institutos Omni e Ministério das Mulheres.
Agressão é crime, denuncie. O Distrito Federal registrou um aumento de 250% nos casos de feminicídio, maior índice entre todas unidades da federação. Segundo o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2023 foram registrados 1.463 feminicídios no Brasil, isso significa que a cada seis horas, uma mulher é morta no Brasil.
A Secretaria de Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) tem canais de atendimento que funcionam 24h.
Denuncie aqui:
• Telefone 197
• Telefone 190
• E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
• Whatsapp: (61) 98626-1197
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.