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Dia dos Pais: comércio espera aumento nas vendas

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Com a aproximação do Dia dos Pais, no dia 11 de agosto, os comerciantes e empresários do Distrito Federal esperam um aumento nas vendas e se planejam para a chegada de demandas relacionadas a esta data comemorativa. Muitos lojistas já preparam kits personalizados, promoções e encomendas para aqueles que estão decididos a presentear seus pais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), as vendas neste Dia dos Pais podem crescer até 21,8%, com R$ 270 milhões a serem injetados na economia local. “O otimismo é reforçado pela intenção de 74,7% dos consumidores em presentear na data”, explica o estudo.

Os dados mostram que aproximadamente 55% dos comerciantes preveem um aumento nas vendas em comparação com o ano anterior, enquanto 37,5% acreditam que as vendas se manterão estáveis. Os números encontram sustentação nos indicadores de economia, com destaque para a movimentação do varejo, que mostrou um crescimento de 5,7% até o mês de maio.

“Além disso, contamos com uma pequena redução das taxas de juros, mais acesso ao crédito e aumento da massa salarial, impulsionado pelos reajustes do setor público e também privado, conforme vimos nas últimas convenções e acordos coletivos de trabalho assinados entre os sindicatos patronais e laborais da nossa base”, analisou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

No JK Shopping, por exemplo, é esperado um aumento de 15% nas vendas e de 12% no tráfego de pessoas, em comparação com o ano de 2023. Ao Jornal de Brasília, a gerente de marketing do shopping, Monaliza Maia, explicou que para todas as datas comemorativas é feito um planejamento que leva em conta brindes e prêmios que possam agregar à compra do cliente.

Os produtos mais vendidos por lá durante os dias que antecedem o Dia dos Pais são peças de roupas, calçados, itens de tecnologia, perfumaria e artigos esportivos. Para favorecer a escolha do cliente pelo shopping center, diversas lojas do local estão oferecendo descontos e brindes especiais.

Na Lord Perfumaria, presente em diversos pontos da capital federal, a seleção de produtos para o Dia dos Pais é feita por meio da análise de um catálogo vindo dos fornecedores. A seleção inclui lançamentos, produtos com descontos, produtos com maior investimento em mídia e, também, aqueles com altos níveis de estoque.

“Projetamos um aumento de 10% nas vendas”, contou Ana Lucia Rezende à reportagem. Ela é gerente comercial da Lord Perfumaria. “Teremos produtos em oferta neste período de campanha do Dia dos Pais. Os perfumes mais procurados são os de marcas reconhecidas, como Rabanne e Dior, mas principalmente os Best Sellers”, completou.

Cenário promissor

Conforme apontam os dados da Fecomércio-DF, 88,6% dos donos de negócios planejam incrementar estratégias de vendas, com promoções (22,69%), divulgações e propagandas (22,23%) e a diversificação de produtos (20,24%). As estratégicas então são aplicadas por cada lojista ou empresário com base em seus produtos e clientes.

Rejane Carvalho, 39, é CEO da loja Cesta Box Brasília, que vende cestas de café da manhã ou frios. Em entrevista ao Jornal de Brasília, ela contou que, cerca de 10 dias antes do Dia dos Pais, o grupo fará o planejamento de um cardápio único e especial para a ocasião, “para evitar o máximo de contratempos”. A fim de manter os produtos frescos no dia seguinte, a produção ocorre sempre pela madrugada.

Mas antes mesmo da produção, os pedidos já estão chegando. Neste mês de julho, a loja já recebeu alguns pedidos de orçamento para cestas destinadas ao pais. Entre os produtos mais requisitados, estão queijos e charcutarias, cervejas e vinhos. Apesar da alta demanda, a empresa trabalha com um número limitado de pedidos, a fim de preservar a qualidade dos itens.

De acordo com Rejane, a expectativa é que depois do dia 5 de agosto ocorra um aumento expressivo na procura pelos produtos, já que muitos optam por comprar “de última hora”. “Estamos confiantes que este será mais um ano de vendas esgotadas, como nos anos anteriores, em que esgotamos as vendas das cestas cerca de 4 a 5 dias antes da data comemorativa”, contou a CEO.

A empresa surgiu durante a pandemia da Covid-19, em 2020, diante da necessidade de Rejane de se reinventar após perder o emprego que tinha. Na sua primeira campanha, feita para a Páscoa daquele ano, a Cesta Box vendeu 60 cestas, o que foi considerado um grande sucesso. Atualmente, a loja divulga os produtos pelo Instagram.

Também no ramo alimentício, Luciana Vilela, 46, trabalha como confeiteira artesanal e já está no clima do Dia dos Pais. Ela utiliza dados do ano anterior para prever a demanda e, posteriormente, estabelece um cronograma de produção para garantir que haja estoque de embalagens e ingredientes.

Como estratégia para este período, Luciana promove descontos e alguns sorteios que buscam incentivar a compra dos seus produtos. Os doces, bolos e biscoitos são divulgados principalmente pelo Instagram da confeitaria: @vilelasdocescakes. O aumento das vendas por lá também deve ocorrer na semana que antecede o Dia dos Pais.

Preferências

O levantamento da Fecomércio-DF mostra que a intenção de compra entre as mulheres é maior do que entre os homens, sendo 76% contra 73,5%. No geral, as pessoas procuram mais por itens de vestuário (31,4%) e calçados (21,4%). Já no que se refere ao dia, os entrevistados preferem comprar os presentes às sextas, sábados e domingos.

Com informações do Jornal de Brasília

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