Passeio promovido pelo IgesDF leva alegria à rotina de quem passa este período em tratamento de saúde
Entre luzes cintilantes, o som suave de músicas natalinas e a grandiosa árvore de Natal de 30 metros, sete pacientes internados no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), acompanhados por familiares e profissionais da saúde, viveram momentos de comemoração, na sexta-feira (27) durante o evento Nosso Natal – que permanece até esta segunda-feira (30) encantando visitantes de todas as idades.

Entre outros pontos instalados na Esplanada dos Ministérios, pacientes se divertiram na roda-gigante | Foto: Divulgação/IgesDF
Idealizado pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e elaborado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o programa foi montado na Esplanada dos Ministérios, com foco na acessibilidade, para garantir que todos pudessem participar plenamente.
Regina Sousa Bispo, 53, internada para tratamento de câncer de mama, diz que o passeio foi transformador: “Visitei a casa do Papai Noel, andei na roda-gigante e na pista de gelo e me lembrei dos melhores momentos da minha vida, quando levava meus filhos para o parque. A vida é um presente, e a saúde, uma dádiva. Esse passeio nos ajuda a lutar e mostra que ainda temos muita vida para viver. Vamos sair daqui curados”.
Bem-estar
“A vivência fora do hospital promove bem-estar físico e mental, além de reforçar a adesão ao tratamento. Ver a alegria no rosto deles foi a maior recompensa”
Agda Ultra, fisioterapeuta
A ação foi conduzida pela equipe multidisciplinar do HBDF, liderada pela fisioterapeuta Agda Ultra, chefe do Serviço de Saúde Funcional, com apoio do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). “A programação foi cuidadosamente planejada, considerando as necessidades individuais de cada paciente, desde locomoção até restrições alimentares e programação de terapias”, explicou.
“Nosso objetivo é humanizar o tratamento, melhorando o bem-estar físico e mental, além de reforçar o elo de confiança entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, prosseguiu Agda. “A vivência fora do hospital promove bem-estar físico e mental, além de reforçar a adesão ao tratamento. Ver a alegria no rosto deles foi a maior recompensa.”
A fisioterapeuta ressaltou o simbolismo do evento em uma época de renovação e esperança: “O Natal é um momento de refletir sobre o que realmente importa. Proporcionar essa experiência aos nossos pacientes é uma forma de lembrá-los de que eles não estão sozinhos, de que estamos ao lado deles nessa jornada. Cada sorriso e cada lágrima de felicidade nos mostram que estamos no caminho certo”.
Parcerias
O evento contou com transporte adaptado, suporte do Corpo de Bombeiros e uma equipe assistencial sempre presente. “A acessibilidade foi impecável, com rampas, filas preferenciais, cadeiras de rodas para patinação no gelo e profissionais preparados para atender as necessidades de cada paciente”, elogiou Agda. “Isso demonstra que a deficiência não está nas pessoas, mas nos ambientes que não são adaptados”.
A chefe de enfermagem da oncologia, Kelly Marques, ressaltou o impacto do passeio na experiência hospitalar dos pacientes: “A escolha dos participantes foi baseada em avaliações cuidadosas da equipe multidisciplinar, priorizando a segurança. Essa atividade externa não é apenas lazer, mas uma forma de proporcionar bem-estar, fortalecer o enfrentamento do tratamento e validar o papel social do paciente. Em uma época tão cheia de valores como o Natal, reforçar o amor e a solidariedade por meio dessas ações é transformador”.
Kelly também enfatizou o papel do carinho na recuperação dos pacientes: “Momentos como esse mostram que cuidar não se resume ao tratamento técnico. É preciso olhar para o ser humano na totalidade. Essas experiências dão força para enfrentar as adversidades e fazem toda a diferença no caminho para a cura”.
Ao longo do passeio, os pacientes exploraram todas as atrações do Nosso Natal. “A experiência foi emocionante”, avaliou Agda. “Pacientes que chegaram tímidos e hesitantes terminaram o passeio com brilho nos olhos, gratidão no coração e uma energia revigorada para continuar o tratamento. São iniciativas como essa que mostram o compromisso do IgesDF em colocar o paciente no centro do cuidado, promovendo saúde com dignidade e humanidade”.
A paciente Regina Bispo reforçou: “A vida é um presente. Aproveite hoje, diga ‘eu te amo’ enquanto há tempo. Este passeio foi um lembrete de que ainda temos muito a viver”.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram , no Facebook , no Youtube , no Twitter , e no Tik Tok .
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma…
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Deixe um comentário