Após os últimos acontecimentos, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu instituir uma célula presencial de inteligência, envolvendo órgãos locais e federais, até o dia 12 de janeiro. Ao Correio, o Secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, informou que a decisão foi tomada pensando nos eventos que ocorrerão nos próximos dias e no 8 de janeiro, data em que completará dois anos dos ataques em Brasília.
“A célula já existia, mas, geralmente, funciona de maneira virtual. Após os acontecimentos, decidimos atuar de forma presencial até o dia 12 de janeiro”, explicou. A iniciativa envolve órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Polícia do Senado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Câmara, além da Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Reforço
O secretário também informou que, nos próximos dias, a segurança será reforçada no centro da capital em virtude dos eventos de ano-novo. Ele ressaltou, entretanto, que os fatos não atrapalharão a tranquilidade das festas. “Quando temos uma ação desse tipo, tudo é considerado. Nosso esquema de proteção é muito alto em comparação às outras capitais, mas a partir do momento que ocorre algo assim, eleva-se a segurança”, disse.
Ele destacou que a segurança nos locais está sendo planejado há meses, levando em conta a aglomeração e questões de crimes comuns que eventualmente ocorrem nessas situações. “O 7 de setembro do próximo ano já está sendo planejado, por exemplo. Os estudos para as festas de fim de ano são iniciados meses antes, nós tivemos várias reuniões e protocolos efetuados, todo o esquema está pronto”, informou.
Patury explicou que ações como as que ocorreram elevam o esquema de segurança, uma vez que ocorrências assim são efetivamente consideradas. “Teremos reforço, mas nada que vá estragar o fim de ano de ninguém. A polícia já estaria amplamente presente, mas agora a inteligência será reforçada para fazer varreduras, rastrear na internet e resguardar a Esplanada para as festas de fim de ano, para que o público possa aproveitar sem preocupação”, assegurou.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
“Minha função era acalmar”, diz general Arruda sobre acampamento antes do 8/1
Ex-comandante do Exército foi nomeado e exonerado pelo presidente Lula em um intervalo de 21 dias. Ele foi citado na denúncia como um dos comandantes militares que teriam sido apresentados ao “decreto golpista” elaborado por aliados de Bolsonaro O general do Exército, Júlio César de Arruda, uma das testemunhas arroladas na audiência do julgamento da…
Menino autista é arrastado pelos pés em clínica e funcionárias são presas
A vítima foi arrastada por uma psicóloga e uma fisioterapeuta de uma clínica na Feira dos Importados; as mulheres pagaram fiança e foram liberadas prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos, as suspeitas são uma psicóloga e uma fisioterapeuta, elas tem 26 e 36 anos, conforme registrado pela Polícia Civil. A mãe do menino, Heloisa Iara…
Conselho do FGTS tem reunião extraordinária nesta quinta (22/5)
O conselho avalia a proposta de novos indicadores do FGTS e o informe sobre a regulamentação do Minha Casa, Minha Vida Classe Média O Conselho Curador do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (CCFGTS) se reúne, na manhã desta quinta-feira (22/5), para deliberar sobre as novas regras e os recursos destinados à campanha de…
Deixe um comentário