Ir para o conteúdo
Hoje segunda-feira , 21 abril 2025
Casa Capacitação profissional Mais de 85% dos ex-alunos de cursos técnicos estão empregados
Capacitação profissional

Mais de 85% dos ex-alunos de cursos técnicos estão empregados

Compartilhar
Compartilhar

Mais de 85% dos ex-alunos de cursos técnicos estão empregados. É o que diz a Pesquisa de Acompanhamento de Egresso 2022-2024 do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI). O percentual é o maior desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002. Foram consultados mais de 211 mil alunos formados em algum curso técnico do SENAI ao longo de 2023 e 2024.

Entre os formados nas áreas de telecomunicação, o número é ainda maior, com 98% dos ex-alunos empregados. Outras áreas de formação, como celulose e papel (97,5%), refrigeração e climatização (95,3%), energia (91,7%) e metalmecânica (90%), também apresentaram as maiores taxas de empregabilidade.

A pesquisa também revelou que, após formados, os alunos têm um aumento significativo de salário. Egressos de curso técnico de nível médio têm incremento de 17,4% de renda, cursos de qualificação profissional apresentam um aumento de 8%, enquanto ex-alunos de graduação têm um acréscimo de 8,7% no salário.

Os dados de incremento de renda também mostram a renda média do profissional durante o curso e após a formação. Enquanto os alunos formandos recebem um salário mínimo, após formado a média salarial sobe para quase dois salários mínimos. Além disso, o levantamento apontou ainda que 75% dos ex-alunos ocupam vagas formais, com carteira assinada.

Segundo o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, investir em educação profissional e tecnológica é essencial para construir um futuro mais sólido. “O SENAI trabalha continuamente para acompanhar as tendências do mercado e oferecer cursos que incorporam as mais recentes inovações, formando profissionais que aprendem na prática desde o início e chegam prontos para conduzir as transformações do setor. Por isso, eles estão cada vez mais bem colocados no mercado de trabalho”, destaca.

“As empresas demonstram uma preferência para alunos formados pelo SENAI. Isso não é uma realidade só dessa pesquisa, ao longo do histórico das pesquisas isso sempre aconteceu. Há uma demanda do setor produtivo e uma oferta do SENAI de alunos com habilidades corretas”, argumenta o diretor. De acordo com os dados, 90% das empresas têm preferências por ex-alunos formados pelo SENAI.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

  • Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Projeto Pró-Comunidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF)...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de acessibilidade cultural, Braille e audiodescrição

Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), estão abertas as...

Inscrições abertas para curso gratuito sobre cuidado da pessoa idosa

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), por meio da...