Geraldo Magela critica prática de divulgação de fake news e chama população a defender a democracia
O debate sobre a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news está na ordem do dia. Tanto que no Congresso Nacional, fora criada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, cujo prazo de encerramento dos trabalhos será no mês de outubro para concluir os trabalhos. O requerimento de prorrogação por mais 180 dias foi lido ontem durante sessão virtual do Congresso.
O colegiado foi criado para investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições em 2018.
A prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores e sobre agentes públicos, o aliciamento e a orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio também estão entre os objetos de investigação da CPMI.
Em vídeo divulgado recentemente em sua redes sociais, o ex-deputado federal pelo Distrito Federal, Geraldo Magela (PT) se posicionou contrário a prática de notícias falsas. Para o ex-deputado, a conduta de difundir notícias falsas não condiz com os princípios da democracia, que preza pela liberdade de expressão desde que não haja ofensa e nem injúrias.
“Sou contra a divulgação de mentiras, de notícias falsas, de invenção de história que não existem para atacar uma pessoa, uma empresa, uma ideia, um partido. Eu considero que nós temos que defender que a divulgação seja a mais ampla possível”, defendeu Magela.
Ele lembrou ainda que se posicionar contra as notícias falsas é uma forma de lutarmos pelo nosso direito de expressão, uma vez que nos coloca na situação de defender a informação correta para que não haja censura por parte de nenhum segmento da sociedade. “Defendo a liberdade de expressão, de imprensa e de democracia. Nós temos neste momento que lutar pelas liberdades democráticas.”
Ao falar sobre os ataques contra a democracia, o ex-deputado fez questão de dizer que, além da vida, o bem “mais valioso” que o indivíduo possui é a liberdade. Assim, ele afirma, é preciso defender o estado político, no caso a democracia, que dá sustentação e esse direito garantido a todos e todas.
“A democracia não interessa a um partido, não interessa a uma corrente ideológica, não interessa a uma pessoa, não interessa a um segmento social, interessa a todas as pessoas”, afirma Magela.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber