youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

União fecha com Motta, mas Elmar pede tempo para anunciar desistência

By  |  0 Comments

Após ser rifado pela cúpula do União Brasil, o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), pediu à direção da legenda um tempo para anunciar sua desistência na disputa pelo comando da Casa.

Em reunião na manhã desta quinta-feira (31/10) na sede da legenda, Elmar pediu que os caciques da sigla esperem até a próxima semana para ele oficializar a desistência e anunciar apoio ao colega Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em entrevista à imprensa após o encontro, o deputado baiano afirmou que sua candidatura não pertence só a ele e ressaltou que não teve tempo de se reunir com os partidos que lhe tinham declarado apoio até então.

Elmar ressaltou que pretende se reunir com o próprio Hugo Motta novamente e com o deputado Antonio Brito (PSD-BA), que também é candidato na disputa, antes de oficializar sua decisão.

Embora Elmar tenha pedido um tempo, dirigentes do União Brasil informaram à coluna que o acordo do partido com Hugo Motta já está selado e será anunciado na próxima semana.

Segundo lideranças da sigla, Elmar pediu um tempo para anunciar sua desistência apenas para “não sair desmoralizado” da disputa, no que foi atendido pelos correligionários.

O que o União Brasil deve levar

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, e com a segunda vice-presidência da Casa.

O partido também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação de Elmar para um ministério no governo Lula. O deputado baiano mira o Ministério da Integração Nacional, que já é da cota do União Brasil.

Para isso, no entanto, Elmar terá de negociar com Davi Alcolumbre (União-AP). O senador é padrinho da indicação do atual ministro da pasta, o ex-governador do Amapá Waldez Goes, que está licenciado do PDT.

O que pesou na decisão do União Brasil

Como noticiou a coluna, a cúpula do União Brasil decidiu, ainda na terça-feira (29/10), rifar Elmar e apoiar Motta. Na manhã da quarta-feira (30/10), eles se reuniram com o candidato do Republicanos para comunicar a decisão.

No mesmo dia, os caciques do partido almoçaram com Elmar e avisar ao líder do partido sobre a decisão. Inicialmente, o deputado baiano resistiu, mas depois viu que estava sem saída.

Segundo caciques do União, pesou na decisão de rifar Elmar o amplo apoio angariado por Motta na últimas horas. O cenário tornaria a candidatura do deputado baiano inviável e deixaria o partido sem espaços na Câmara.

Diante desse diagnóstico, o União resolveu se antecipar ao PSD, que também tem um candidato na disputa da Câmara, e selar o apoio a Motta para garantir uma recompensa melhor na divisão dos espaços.

União Brasil e PSD têm bancadas com tamanhos relativamente parecidos. O primeiro partido tem 59 deputados federais. Já a legenda presidida por Gilberto Kassab tem 45 parlamentares na Câmara.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…

  • Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…

  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *