Ir para o conteúdo
Casa Congresso Isenção do IR está entre as prioridades do governo no Congresso
Congresso

Isenção do IR está entre as prioridades do governo no Congresso

Compartilhar
Compartilhar

A equipe econômica do governo apresentou, nesta quarta-feira, ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma lista de 25 pautas prioritárias para o biênio 2025-2026. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi conversar com o deputado para reforçar a intenção do Planalto de avançar nas propostas que, se aprovadas, podem ajudar a melhorar a popularidade do governo com vistas às eleições do ano que vem.

O documento é dividido em três frentes: estabilidade macroeconômica (política fiscal e justiça tributária), melhoria do ambiente de negócios, e Novo Brasil: Plano de Transformação Ecológica. Uma das prioridades do governo é discutir e aprovar a reforma tributária sobre a renda. O Executivo quer deixar o sistema mais progressivo — ou seja, quem ganha mais, paga mais, e quem ganha menos, paga menos.

Com essa reforma, também viria a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida foi anunciada ainda em 2024 como parte do pacote fiscal apresentado por Haddad ao Congresso, mas não avançou durante a tramitação acelerada do projeto no último mês de dezembro. O texto ainda não foi enviado ao Congresso.

A jornalistas, Haddad disse, no entanto, que o governo já concluiu o “desenho” da medida que prevê a compensação na arrecadação para cobrir a isenção do IR a quem recebe até R$ 5 mil por mês. “Nenhuma renúncia fiscal no Brasil pode ser feita sem compensação”, enfatizou.

Segundo o ministro, “o presidente (Lula) vai anunciar (a compensação) quando achar conveniente”. “Nós terminamos o desenho. Eu só não vou adiantar (a data) porque não tenho autorização do Planalto ainda para isso. Agora, começa uma tramitação formal, e isso vai acabar vindo nas próximas semanas”, acrescentou.

O Executivo avalia que é preciso ter cautela antes de implementar a medida e avançar a discussão com os parlamentares. “Como é uma coisa importante, tanto quanto foi a reforma sobre o consumo, foi uma coisa muito discutida. Essa é mais simples, porque não exige emenda constitucional, não exige lei complementar, é uma lei mais simples nesse ponto de vista, mas tem um impacto econômico relevante para o nosso país”, comentou Haddad.

De acordo com o ministro, “como (a reforma) passa a ter vigência no dia 1º de janeiro do ano que vem, a Câmara e o Senado têm que ter o tempo devido para analisar”. “Nós mesmos nos debruçamos sobre essa matéria durante mais de um ano na Fazenda, depois da promulgação da emenda constitucional da reforma sobre o consumo. Não é uma coisa simples de ser votada. Vai exigir debate”, completou.

Atuação conjunta

Haddad também destacou a disposição do Executivo em ajudar a tramitar não só os textos sobre a reforma da renda como os demais. “Ano que vem é ano de eleição, portanto nós vamos tentar mobilizar toda a equipe da Fazenda, do Planejamento, da Casa Civil e a SRI (Secretaria de Relações Institucionais), para que fiquem à disposição dos relatores designados, para que nós possamos avançar de forma mais transparente possível”, disse.

Ele aproveitou para elogiar Motta, a quem chamou de “uma liderança extraordinária”. O ministro também ressaltou que a relação com o presidente da Câmara foi boa enquanto o deputado era líder do Republicanos na Casa. “Tenho a satisfação de dizer que a relação entre nós, ao longo desses últimos dois anos, não poderia ser melhor”.

Já Motta, que também participou da conversa com jornalistas, frisou que prezará por uma postura colaborativa com o governo. Afirmou que a parceria de trabalho liderada por Arthur Lira (PP-AL), seu antecessor, ajudou a aprovar quase toda a agenda econômica enviada pelo governo, e se comprometeu a dar continuidade ao ritmo de aprovações.

“(Ministro Haddad,) saiba que nós temos todo o intuito, todo espírito de ajudar nessa agenda, porque é uma agenda de país. O Brasil tem um grande desafio econômico para 2025, e nada melhor do que essa cooperação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo para que a agenda, aqui, seja priorizada, e nós possamos entregar o melhor para a sociedade brasileira”, prometeu o presidente da Câmara.

O governo também apresentou como prioridade a reforma da previdência dos militares, que enfrenta forte resistência da categoria. O texto foi enviado ao Congresso no ano passado junto com o pacote de corte de gastos, mas não tem previsão para avançar.

Na lista, também estão outros temas, como o fortalecimento do arcabouço fiscal, para “adequar o crescimento dos gastos aos limites do Novo Arcabouço Fiscal”; a limitação dos supersalários, que já entrou na Emenda Constitucional 135 de 2024 e terá um projeto de lei específico este ano; a aprovação do PL do devedor contumaz; o aprimoramento da Lei de Falências (o texto está no Senado) e o fortalecimento da proteção a investidores do mercado de capitais.

Há, ainda, medidas para alterar o mercado de crédito, regulamentar as big techs, modernizar o marco legal de preços de medicamentos, o marco legal da inteligência artificial, a modernização do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos e de parcerias público-privadas, o avanço na implantação do mercado de carbono, entre outros.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Produtos novos, mercadorias recém-lançadas no mundo da construção civil você encontra com facilidade nas lojas da Campeão da Construção. A loja, que sempre prezou por apresentar produtos e mercadorias que são mais atuais, começou este ano com muitas novidades. Isso porque a equipe de compras da Campeão da Construção acaba de chegar de São Paulo,…

  • Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Presidente Lula celebra vitória inédita do atleta, que conta com apoio do Bolsa Atleta há 15 anos. Programa é considerado peça-chave para o sucesso esportivo brasileiro O mesatenista Hugo Calderano conquistou, no domingo de Páscoa (20), o título de primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo…

  • Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Motta evita falar sobre anistia e defende foco no interesse popular

O presidente da Câmara, Hugo Motta, desconversou sobre projeto que concede anistia...

Regulação das redes sociais movimenta Congresso

Morte da menina Sarah Raíssa reacende disputa a respeito do controle e...

Glauber Braga aceita acordo e põe fim à greve de fome

Presidente da Câmara Hugo Motta garante ao parlamentar que pedido de cassação...

Deputada indígena passa mal após ser atingida por gás de pimenta em manifestação

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) publicou um vídeo, na noite desta...