Ir para o conteúdo
Casa Congresso Gleisi: Pressão por anistia atende “interesses pessoais” de Bolsonaro
Congresso

Gleisi: Pressão por anistia atende “interesses pessoais” de Bolsonaro

Compartilhar
Compartilhar

Nas redes sociais, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) afirmou que há projetos mais importantes para a população tramitando no Congresso Nacional

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, declarou nesta terça-feira (1º/4) que o Projeto de Lei (PL) da Anistia aos envolvidos no 8 de janeiro atendem aos “interesses pessoais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e denunciou “pressões indevidas” para que o texto tramite com urgência na Câmara.

Ela defendeu ainda que há outros projetos prioritários para serem discutidos no Congresso Nacional, e que a aprovação de uma anistia antes mesmo da conclusão do julgamento de Bolsonaro e aliados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) seria uma afronta ao Judiciário.

“Os interesses pessoais de Jair Bolsonaro não podem ser colocados acima dos interesses do país. E é este o sentido das pressões indevidas para dar urgência na Câmara ao projeto de lei da anistia, com objetivo claro de livrar da prisão um ex-presidente que tentou um golpe contra a democracia”, escreveu a ministra em suas redes sociais.

Os interesses pessoais de Jair Bolsonaro não podem ser colocados acima dos interesses do país. E é este o sentido das pressões indevidas para dar urgência na Câmara ao projeto de lei da anistia, com objetivo claro de livrar da prisão um ex-presidente que tentou um golpe contra a…

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 1, 2025

Ela argumentou que a pauta do Congresso Nacional inclui projetos de interesse da população, citando a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e a PEC 66/2023, que aumenta o prazo para pagamento da dívida dos municípios.

“Além disso, a votação de uma anistia prévia enquanto apenas começou o julgamento pelo STF seria uma afronta ao Judiciário do país. Cumprir os ritos do devido processo legal, como vem fazendo o STF no estado de direito que tentaram abolir, é um dever em defesa da democracia”, acrescentou Gleisi Hoffmann.

PL diz ter votos para aprovar anistia

Na Câmara dos Deputados, bolsonaristas pressionam para que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), paute o projeto o quanto antes. Segundo cálculos feitos pelo PL,  a medida já tem mais de 300 votos, superando os 257 necessários para aprovar a medida.

A conta é contestada por alguns parlamentares, mas há sim o entendimento de que o projeto da anistia pode ser aprovado caso chegue ao Plenário da Casa. O PL também pressiona para que o texto tramite com urgência.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)

A oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve protocolar...

Após esforço concentrado, Câmara tem semana de recesso informal

Com apenas dois meses pela frente antes do recesso parlamentar do meio...

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6/5), o requerimento de urgência...

Gilvan da Federal tem mandato suspenso, decide Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados decidiu, nesta...