youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

GDF aciona forças de segurança para levar dados das urnas ao TRE-DF

By  |  0 Comments

Policiais militares irão em todos os pontos de votação para pegar os dados das urnas e levar ao galpão do Tribunal Regional Eleitoral do DF

As eleições foram realizadas com a maior tranquilidade. Tivemos um público muito maior da última eleição, mas não temos os números ainda”, explicou o desembargador e presidente do TRE-DF. – (crédito: Ed Alves. DA. Press)


O governo do Distrito Federal acionou as forças de segurança para os policiais transportarem os dados armazenados nas urnas eletrônicas ao galpão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A operação ocorreu após um problema no sistema de apuração e totalização dos votos fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, autoridades envolvidas na apuração dos votos tranquilizaram a população, afirmando que todos os votos foram apurados. A equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

“As eleições foram realizadas com a maior tranquilidade. Tivemos um público muito maior em relação à última eleição, mas não temos os números ainda”, explicou o desembargador e presidente do TRE-DF, Roberval Belinati.

“Começamos a fazer a totalização com o sistema cedido pelo TSE. Logo em seguida, começamos a ter problemas técnicos. O sistema começou a travar. Várias mídias foram, mas outras não”, disse. “A pedido do secretário Gustavo Rocha, da Casa Civil, pedimos a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para que levem essas mídias ao galpão do TRE, para a totalização dos votos. Impossível pensar em fraude”, completou o desembargador.

Conforme um artigo publicado pelo TSE, a urna eletrônica, como qualquer computador, necessita de dispositivos para armazenamento de dados, que são chamadas de mídias. De acordo com o técnico do TRE-DF, Andrey Bernardes, nenhum voto foi perdido. “Não é o mesmo totalizador das urnas gerais, e sim comunitários. O TSE soltou uma nova versão e a instalamos aqui no TRE. Estamos aguardando a chegada das mídias para a totalização. Os votos dos eleitores estão salvos nas urnas”, explicou.

A apuração começou por volta das 17h10. No momento, 18% dos votos já foram computados. Em regiões como Águas Claras e Lago Sul, já foram aferidos todos os votos.

Serão eleitos 220 conselheiros tutelares titulares — que devem exercer o mandato de 2024 a 2027 — e 440 suplentes. O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibilizou 146 locais espalhados por todas as regiões administrativas do DF. O resultado deve sair na segunda-feira (2/10).

Atribuições

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar o atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade. Os candidatos que concorrerão ao pleito precisam comprovar mais de dois anos de experiência com o cuidado de crianças e adolescentes.

Os candidatos não puderam fazer boca de urna neste domingo, tampouco levar eleitores aos locais de votação — o que é crime. O salário dos conselheiros é de R$ 6,5 mil.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *