youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Universitários dão aulas de reforço para estudantes de escolas públicas do DF

By  |  0 Comments

Projeto de faculdade privada ajuda a recuperar conteúdos perdidos por conta das aulas remotas, durante pandemia de Covid-19. Cerca de 500 alunos de Ceilândia são atendidos.

Voluntários nas escolas — Foto: Foto: Divulgação

Após a defasagem no aprendizado de muitos estudantes, durante a pandemia de Covid-19 –principalmente por causa da dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos para acompanhar as aulas remotas – alunos de uma faculdade particular de Brasília iniciaram um trabalho voluntário para ajudar quem está cursando o ensino médio. O projeto atende cerca de 500 jovens da rede pública do Distrito Federal.

Ceilândia foi a região do DF escolhida para iniciar o trabalho (veja mais abaixo as escolas atendidas). O reforço é para as disciplinas de matemática, português, história, geografia, filosofia e inglês, mas pode se estender a outras matérias, quando houver necessidade.

Chamado de “Voluntário nas Escolas“, o projeto envolve 50 estudantes, de diferentes cursos do Centro Universitário IESB. Eles vão às escolas onde um professor fica responsável pela aproximação com os alunos.

Paulo Victor Soares, que cursa educação física, ajuda com reforço de inglês. “Tive muita dificuldade nessa disciplina, e sei o quanto saber outro idioma é necessário para a carreira”, conta o jovem que, após fazer vários cursos, domina a língua.

“Hoje posso contribuir de forma positiva com esses estudantes. Fazer voluntariado é aprender e, ao mesmo tempo, transformar a sociedade em nossa volta”, diz Paulo Victor.

Aulas remotas sem internet em casa

Segundo o coordenador do Centro de Ensino Médio 2, de Ceilândia, Neemias Araújo, durante o isolamento provocado pela pandemia, aproximadamente 40% dos alunos da escola não tiveram acesso às plataformas de ensino, seja por falta de internet ou de computador ou celular. Ele conta que, mesmo entre aqueles com mais recursos, muitos “não conseguiram absorver a aprendizagem”.

Para o professor, além das dificuldades de aprendizagem, os estudantes também sofreram impactos nos aspectos de concentração e socialização.

“Essa parceria vem como uma espécie de reforço, pois auxilia imensamente o trabalho do professor em sala de aula”, diz Neemias.

Equipe do ”Voluntários nas Escolas” — Foto: Foto: Divulgação

Neste primeiro semestre de 2022, o projeto de voluntariado atende as seguintes escolas públicas de Ceilândia, no Distrito Federal:

  • Centro de Ensino Médio 2 (CEM 2)
  • Centro de Ensino Médio 12 (CEM 12)
  • Centro Educacional 6 (CED 6)
  • Centro Educacional 7 (CED 7)
  • Centro Educacional 11 (CED 11)

Fonte: g1 – DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twitter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *