youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Fala MDS: conheça o papel das Cozinhas Solidárias no combate à fome

By  |  0 Comments

Instrumentos de combate à fome, as cozinhas solidárias contam com voluntários da sociedade civil para ofertar refeições a quem mais precisa, como a população em situação de rua. Ao identificar o potencial destas tecnologias sociais no combate à fome, o Governo Federal instituiu, em 2023, o Programa Cozinhas Solidárias.

O objetivo é apoiar os equipamentos habilitados junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, seja com recursos financeiros, alimentos e capacitação de colaboradores. Para detalhar o funcionamento do programa, o podcast Fala MDS desta sexta-feira (01.11) recebe a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal.

O MDS mapeou mais de 2 mil cozinhas solidárias em funcionamento no Brasil. “Elas já existem há bastante tempo, mas aumentaram em número e em quantidade de refeições e intensidade, a partir da pandemia da covid-19. Naquele momento, com a dificuldade de acesso aos alimentos, especialmente por parte das populações que estavam vivendo nas periferias das grandes cidades, algumas organizações ou alguns grupos de voluntários começaram a montar cozinhas ou a organizar cozinhas para fornecer refeições para as pessoas que não estavam conseguindo acessar alimentos”, relembra.

Lilian Rahal reforça que as cozinhas solidárias são iniciativas da sociedade civil, geridas pela própria sociedade e não podem ser confundidas com as cozinhas comunitárias. “As cozinhas comunitárias são do poder público, seja municipal, que em geral é isso, ou poder público estadual. São cozinhas apoiadas pelo poder público local já institucionalizadas e que já têm um apoio constante para o seu funcionamento”, esclarece.

Na entrevista, a secretária destacou que o trabalho das cozinhas solidárias, mesmo com o apoio do MDS, precisa de atenção da sociedade civil. “As pessoas podem procurar as cozinhas e se voluntariar para trabalhar, até porque o Governo Federal está abraçando essa iniciativa, mas nós não estamos substituindo o apoio da sociedade civil. Nós não pretendemos ocupar o espaço do voluntariado. É um apoio para que isso funcione melhor”, afirma Lilian Rahal.

Podcast Fala MDS

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas SpotifyAmazonDeezerApple Podcasts e SoundCloud. O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1946763355%3Fsecret_token%3Ds-x7QceTWGUyA&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social · Cozinhas Solidárias garantem refeições para pessoas em vulnerabilidade social

Assessoria de Comunicação – MDSCategoria

Assistência Social

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…


  • Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…


  • Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *