youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

CLDF e GDF promovem ações neste mês para comemorar o Mês da Mulher

By  |  0 Comments

 

O mês de março é considerado o “mês da mulher”. No dia 8 de março, particularmente, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Criado no final do século XIX e início do século XX, no Estados Unidos e na Europa, durante um período de lutas sociais, onde as mulheres reivindicavam melhores condições de vida – como direito ao voto – e de trabalho.

Atualmente a data defende o mesmo contexto. Em países como o Brasil, a luta dos grupos feministas ainda é por melhores condições de vida e de trabalho. O poder público faz sua parte, como é o caso do Governo do Distrito Federal, que já elaborou uma série de atividades – mais de 50 – para comemorar o “Mês da Mulher”.

De acordo com o governo, uma campanha chamada Brasília de Todas as Mulheres foi criada para celebrar o período. Entre as atividades comemorativas está a da Secretaria de Saúde do DF que fará busca ativa para exame preventivo de câncer uterino durante todo o ano.

“O alvo são mulheres de 25 a 64 anos que nunca fizeram o exame, as que o realizaram há mais de três anos ou as que tenham apresentado resultados alterados. Por meio da Coordenação de Atenção Primária e Gerência de Câncer, a pasta pretende alcançar o maior número possível e bater a meta de atender 30% do público feminino durante o ano, o equivalente a 100 mil exames”, informa a pasta.

Ainda haverá palestras, reuniões, encontros, audiências públicas e fóruns, entre outras atividades gratuitas, em várias regiões administrativas, todas abertas à população.

Para acompanhar o calendário de atividades, basta acessar o site da Secretaria Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Saiba mais

O Brasil é o quinto país no mundo em número de assassinatos de mulheres e o Distrito Federal contribui para essa estatística, embora ainda não haja um sistema oficial de compilação de dados relativos a crimes de feminicídio na capital federal.

Em busca de soluções para esse problema e com o objetivo de debater as diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar os casos de mortes violentas de mulheres, a Câmara Legislativa realizou hoje (03) audiência pública com a participação de representantes de movimentos sociais, do Governo do Distrito Federal, do Judiciário e de outras entidades ligadas ao tema.

 

 

 

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *