youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Nísia Trindade anuncia vacinação em escolas contra diferentes doenças

By  |  0 Comments

O planejamento fará parte do programa Saúde nas Escolas e aplicará vacinas em crianças e adolescentes por todo o país

O Governo Federal planeja um programa de vacinação dentro das escolas de todo o país. A informação foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante uma coletiva de imprensa no Espírito Santo, neste sábado (2/3), e divulgada pela Folha de S. Paulo.

Segundo Nísia, a ação deve começar na segunda quinzena deste mês e fará parte do programa Saúde nas Escolas. O projeto será realizado de forma conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação.

“É um programa muito apoiado, de grande apreço, pelo nosso presidente Lula. A vacinação vai ocorrer, prevista para a segunda quinzena de março. É de todas as vacinas”, afirmou a ministra.

Na ocasião, que fez parte da programação do “Dia D de mobilização contra a dengue” na cidade de Serra (ES), ela reforçou ainda a necessidade de prevenir e eliminar focos do Aedes Aegypti.

“As escolas também estão com várias ações para dengue. A comunidade escolar está unida, [com] materiais para professores, no caso específico de dengue. Mas a ação de vacinação [nas escolas] será para todas as vacinas”, pontuou.

Ela antecipou ainda que o Ministério trabalha com laboratórios brasileiros para começar a produção de vacina contra a dengue no país, mas ressaltou que “isso não é uma solução imediata”. Isso porque o órgão comprou todo o estoque ofertado para o Brasil, mas ele era pequeno e não é suficiente para ampliar o grupo que tem recebido os imunizantes.

Com mais de 1 milhão de casos, Brasil promove Dia D contra dengue

Com mais de 1 milhão de casos de dengue registrados apenas neste ano e sob a ameaça de o Brasil viver uma das piores epidemias da doença de sua história, o Ministério da Saúde, com a participação de estados e municípios, realiza uma mobilização apelidada de “Dia D” para combater focos da doença.

A iniciativa busca orientar a população brasileira sobre as ações de prevenção e a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Segundo a pasta, 75% dos criadouros estão dentro das casas, em locais como vasos de plantas, caixas d’água, calhas, pneus ou garrafas.

Engajamento

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da ação no município de Serra, no Espírito Santo. Ela visitou centros de saúde e residências para mostrar como deve ser feita a prevenção de focos de ploriferação do mosquito. “Devemos nos unir, sabemos do que deve ser feito. Devemos conferir vasos de planta, acúmulos de lixo, caixas d’água. Este é um combate, mas nossa forma de lutar nessa guerra é com o cuidado, com o amor”, afirmou.

Durante o evento, ela também destacou a importância de que os pais estejam atentos ao calendário de vacinação das crianças de 10 a 14 anos, já que elas podem, a depender da oferta de seus municípios, receber gratuitamente a vacina Qdenga, que combate infecções graves do vírus, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não podemos deixar de nos vacinar para a dengue. A estratégia é progressiva para as idades, mas que já está habilitado a ir tomar as suas doses deve fazê-lo o mais rápido possível”, destacou a ministra em coletiva de imprensa.

Ainda neste sábado (2/3), Nísia viaja para Salvador (BA) onde também participará de eventos de combate ao Aedes.

Epidemia

O aumento no número de casos nos dois primeiros meses do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico de disseminação da doença entre março e abril.

Os motivos para a antecipação estão relacionados às alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue.

Neste sábado (2/3), o painel de monitoramento do Ministério da Saúde indicava 1.038.475 casos de dengue no país, 258 mortes confirmadas e outros 651 falecimentos em apuração. O Distrito Federal é a unidade da federação com maior incidência da doença, com 3.647,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *