youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Projeto obrigará a instalação de faixas de pedestres elevadas próximo a hospitais e escolas

By  |  0 Comments

Proposição tem por objetivo evitar que pedestres, em momento de desatenção, não sejam visto por motoristas

Símbolo da civilidade do trânsito no Distrito Federal, a faixa de pedestre voltará ao debate em uma lei na Câmara legislativa, após 27 anos da legislação que tornou obrigatória a parada de motoristas quando os usuários se aproximarem ou derem o popular sinal de vida diante dela. Com o objetivo de dar mais segurança à população, o Projeto de Lei 963/2024, de autoria do deputado Ricardo Vale (PT), pretende tornar obrigatória a instalação de faixas elevadas próximas às unidades de saúde e de educação.

“A faixa de pedestre é, sem dúvida, uma ferramenta de trânsito que possibilita o convívio harmonioso entre o ser humano e a máquina, apesar de ainda haver muitos atropelamentos nesses locais. (…) Ao obrigar a implantação de faixa elevada para travessia de pedestre nas vias públicas, em frente a hospitais e escolas, creio estarmos dando mais um passo em direção à cidadania e ao respeito à dignidade da pessoa humana”, afirma Vale, na justificativa do projeto.

A proposta segue uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a implantação desse modelo de faixa de pedestre, mas não obriga as unidades da Federação de realiza-las. De acordo com o vice-presidente da Câmara Legislativa, “trata-se de melhoria nas condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação e travessia dos pedestres nas vias públicas, que também propicia aos condutores maior visibilidade dos pedestres em travessia, especialmente em frente a unidades de atendimento a saúde e unidades de ensino, onde muitas vezes o pedestre, por estar concentrado em suas preocupações momentâneas, acaba por se descuidar do trânsito”.

Vantagens

Segundo o PL, a faixa de pedestre elevada garante mais segurança ao usuário, uma vez que ela obriga o motorista — como ocorre com quebra-molas ou lombadas, como são chamadas — a reduzir a velocidade., ao mesmo tempo que eleva o pedestre acima do nível da faixa de rolamento.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Da estética à boa infraestrutura! Conheça as vantagens que só as portas de madeira da Terraviva Madeiras têm a oferecer

    Da estética à boa infraestrutura! Conheça as vantagens que só as portas de madeira da Terraviva Madeiras têm a oferecer

    A Terraviva Madeiras tem feito uma campanha neste mês de novembro para divulgar as vantagens de se adquirir suas portas de madeira. Como nossos leitores já sabem, a Terraviva Madeiras é uma loja completa, sendo líder em portas e janelas de madeira reflorestada. Com quatro lojas no Distrito Federal e uma em Valparaíso de Goiás,…


  • Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado

    Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado

    A divulgação dos resultados finais do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi adiada. Inicialmente marcada para esta quinta-feira (21), a apuração da seleção foi postergada pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) nesta quarta (20). A nova data será divulgada amanhã. O motivo ainda não foi informado. O concurso serve para preencher…


  • Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping

    Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping

    O presidente da China, Xi Jinping, que faz visita de Estado ao Brasil nesta quarta-feira (20), afirmou que a relação entre os dois países vive o seu melhor momento na história. O líder chinês foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada, residência oficial. Ambos assinaram 37 novos acordos bilaterais. “Mantive…


 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *