youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Com reforma do Teatro Nacional, Sala Martins Pena estará entre as mais modernas do país

By  |  0 Comments

Equipamentos mais tecnológicos, adequação acústica e acessibilidade são alguns dos elementos que trazem a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro inaugurada em 1966 para o século atual. A modernização do ambiente está sendo feita junto à restauração do equipamento público, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com investimento de R$ 70 milhões.

Antes do fechamento, toda a parte cênica da sala era manual. Agora, foi feita uma qualificação para que o ambiente possa contar com varas motorizadas de iluminação cênica. Os equipamentos permitem a instalação de luzes e efeitos para serem utilizados em diferentes tipos de montagens, desde espetáculos a shows musicais.

“Já é uma praxe de mercado. Todos os grandes e bons teatros do Brasil trabalham com as varas de iluminação motorizadas”, explica Antonela Solé, diretora-executiva da Solé Associados, empresa responsável pelo novo projeto do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Outra atualização foi feita no sentido de garantir melhor conforto sonoro para artistas e público. Para isso, foram feitas pequenas adequações acústicas no espaço.

“A Orquestra Sinfônica queria uma sala mais absorvente. Conseguimos deixá-la mais viva, com um tempo de reverberação melhor, que é a resposta acústica da sala. Quando o som sai do palco de forma amplificada ou natural, ele tem que chegar aos ouvidos do público ao mesmo tempo sem dar eco ou se perder. Com uma pequena qualificação, teremos o mesmo patamar de outras salas brasileiras”, revela a diretora-executiva.

A implantação da acessibilidade também é outro aspecto de modernização da sala. A plateia foi adaptada com uma angulação que permite a visualização dos espetáculos no palco de qualquer lugar. Isso foi feito para atender a parte superior, onde foram reservados espaços para cadeirantes e pessoas com deficiência visual, que poderão estar acompanhadas de cão-guia. Também foram instalados assentos específicos para pessoas obesas e com dificuldade de mobilidade.

“Trouxemos toda essa questão de acessibilidade, tecnologia e conforto sonora para a sala com o objetivo de que as pessoas consigam trabalhar de forma rápida e veloz. Queremos que o artista possa fazer uma entrega de mais qualidade para o espectador. A Sala Martins Pena estará no cenário cultural nacional representando Brasília magnificamente. Sem dúvidas, será a melhor sala da cidade e estará entre as mais qualificadas do Brasil”, destaca Antonela Solé.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula reúne ministros para discutir como baratear o preço dos alimentos

    Lula reúne ministros para discutir como baratear o preço dos alimentos

    Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o presidente convocou uma reunião para discutir o tema nesta sexta (24). Medidas foram estudadas em agenda liderada pela Casa Civil hojeO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma reunião nesta sexta-feira (24/1) com ministros para discutir como baixar o preço dos alimentos. O tema virou…

  • Ministros vão se licenciar para votar nas eleições da Câmara e do Senado

    Ministros vão se licenciar para votar nas eleições da Câmara e do Senado

    O gesto é um aceno aos novos presidentes e foi um pedido do presidente Lula (PT), que quer começar a nova legislatura com o pé direito Quem está encarregado de conversar com os ministros e operacionalizar a ordem de Lula é o chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também tem mandato na Câmara e…

  • Equipes do GDF fazem ações emergenciais de cortes e podas de árvores após fortes chuvas

    Equipes do GDF fazem ações emergenciais de cortes e podas de árvores após fortes chuvas

    Cerca de 200 funcionários da Novacap foram às ruas das regiões mais afetadas nesta quinta-feira (23) para atender ocorrências urgentes O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações de corte e poda de árvores na área central de Brasília com a chegada do período chuvoso. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *