youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Maduro promulga lei que estabelece província da Venezuela na Guiana

By  |  0 Comments

A lei cria a Guiana Essequiba que fica em território atualmente comandada pela Guiana, mas que, segundo a legislação, é da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou, na quarta-feira (3/4), uma lei que cria o estado da Guiana Essequiba, território que hoje pertence à Guiana.

No discurso durante a cerimônia de promulgação, Maduro disse que a lei atende ao desejo da maioria dos venezuelanos em referendo consultivo de 3 de dezembro de 2023. Na ocasião, mais de 90% que foram às urnas disseram apoiar a anexação de Essequibo, da Guiana, ao território da Venezuela.

Maduro destacou que “em 75 anos de história da Venezuela, os diferentes governos mantiveram a posição sólida e justa de não reconhecer a Corte Internacional de Justiça (CIJ) como órgão para resolver a controvérsia sobre a Guiana Esequiba”.

Em um artigo da lei, é proibido a criação e veiculação de mapas políticos da Venezuela que não mostrem o estado da Guiana Essequiba.

“A ExxonMobil, o Comando Sul e o presidente da Guiana estão errados sobre a Venezuela. Muito errados na sua posição de desapropriação imperial, na sua posição bélica, na sua posição ameaçadora”, disse Maduro.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *