Ir para o conteúdo
Casa Meio Ambiente Brasil proíbe importação de lixo e busca aumentar a reciclagem
Meio Ambiente

Brasil proíbe importação de lixo e busca aumentar a reciclagem

Compartilhar
Compartilhar

Texto sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva visa reduzir a compra de lixo por empresas, já que apenas 4% dos resíduos produzidos no Brasil são reciclados. Porém, abre brecha para importação de material tóxico

Brasil reciclou apenas 4% do seu lixo produzido em 2023. Ainda assim, empresas preferem importar resíduos por ser um processo mais barato do que reciclar o lixo brasileiro. – (crédito: Flickr mikofox)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (7/1), lei que proíbe a importação de resíduos sólidos e rejeitos. Os materiais são comprados do exterior pela indústria de reciclagem, por serem mais baratos do que o reaproveitamento do lixo produzido no país.

Com a nova medida, o governo espera aumentar o índice de reciclagem dos resíduos produzidos no país. O texto, porém, abre exceções e permite inclusive a importação de materiais perigosos, o que hoje é proibido. A Lei nº 15.088, de 6 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça.

Lei dos Resíduos Sólidos, alterada pelo novo dispositivo, proibia apenas a importação de resíduos perigosos. Com a mudança, passa a proibir “a importação de resíduos sólidos e de rejeitos, inclusive de papel, derivados de papel, plástico, vidro e metal”.

Porém, traz algumas exceções. Ainda podem ser comprados do exterior resíduos utilizados na transformação de materiais e minerais estratégicos, como aparas de papel de fibra longa, resíduos de metais e materiais metálicos.

Materiais tóxicos

A indústria de autopeças, excluindo os fabricantes de pneus, também foi autorizada a importar “resíduos sólidos derivados de produtos nacionais previamente exportados, para fins exclusivos de logística reversa e reciclagem integral, ainda que classificados como resíduos perigosos”.

Esse último trecho gerou preocupações, já que abre brecha para a compra de materiais tóxicos. Ele será objeto de regulamentação futura, com regras para a importação dos resíduos potencialmente perigosos.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), apenas 4% do lixo produzido pelo país em 2023 foi reciclado. Em contrapartida, neste ano, o país importou 28,3 mil toneladas de lixo apenas entre os meses de janeiro e maio de 2024.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Geraldo Alckmin entrega ao Papa Leão XIV convite para a COP30

    Geraldo Alckmin entrega ao Papa Leão XIV convite para a COP30

    Vice-presidente está na Itália representando o presidente Lula; ontem ele presenteou o Papa com uma camisa do Santos. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão XIV um convite para a COP 30, que será realizada em novembro, na capital do Pará, Belém, conforme apurou o Correio. Alckmin viajou…


  • Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

    Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

    Missa realizada neste domingo (18/5) marca, oficialmente, o início do pontificado de Leão XIV Neste domingo (18/5) uma missa realizada na Praça São Pedro para milhares de fiéis marcou o começo, oficial, do pontificado do papa Leão XIV. A cerimônia começou dentro da Basílica, onde os religiosos se reuniram diante do túmulo de São Pedro e consograram…


  • Selic a 14,75% é “um crime” e “não vai resolver o problema da inflação”, diz José Dirceu

    Selic a 14,75% é “um crime” e “não vai resolver o problema da inflação”, diz José Dirceu

    Ex-ministro critica a atuação do Banco Central e a meta de inflação e diz que a Selic alta “aumenta a dívida pública e impede o investimento” 247 – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) voltou a disparar duras críticas contra a condução da política monetária brasileira. Em entrevista ao Metrópoles, ele classificou como “um crime”…


Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Desmatamento cai 32,4% no Brasil em 2024, aponta relatório

O Brasil teve uma redução de 32,4% no desmatamento no ano passado,...

Entre verdes e paisagens: os encantos naturais de Brasília

Nesta edição comemorativa dos 65 anos da capital do Brasil, o Jornal...

Expansão urbana preocupa indígenas em Brasília

A resistência de indígenas contra a expansão urbanista do Setor Noroeste, área...

Brasília é eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no Centro-Oeste, o caminho...