Ir para o conteúdo
Casa Congresso Plenário do Senado aprova regulamentação da Inteligência Artificial
Congresso

Plenário do Senado aprova regulamentação da Inteligência Artificial

Compartilhar
Compartilhar

O plenário do Senado Federal aprovou de forma simbólica, nesta terça-feira (10/12), o projeto de lei (PL) nº 2.338/2023, que regulamenta a inteligência artificial (IA) no Brasil. Agora o texto segue para ser apreciado na Câmara dos Deputados.

A votação da proposta na comissão temporária que analisou o texto foi adiada diversas vezes. O texto foi politizado, principalmente por membros da oposição, que alegavam que se estaria abrindo a possibilidade de censura.

A proposta é de autoria do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem como prioridade finalizar a análise da proposta ainda este ano na Casa, antes de deixar o cargo.

O PL estabelece as diretrizes da IA, como limites e regras que devem ser seguidas pelas plataformas que fazem uso da tecnologia, além de possíveis sanções a atividades que são consideradas de alto risco.

O texto cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), que será responsável pela fiscalização da IA no Brasil. O sistema vai ser coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Mudanças no texto

O relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), precisou fazer alterações redacionais no texto, inclusive sobre liberdade de expressão, já que parte do seu próprio partido, o PL, alegavam em alguns momentos que a proposta feria o direitos de expressão.

Proibições para as empresas de IA

O projeto estabelece algumas proibições para as plataformas. Uma delas é a criação de material que caracterize ou represente abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Outra é que proíbe a exploração da vulnerabilidade dos usuários.

Na lista de proibições, está a que veda instigar ou induzir o comportamento da pessoa natural ou de grupos de maneira que cause danos à saúde, segurança ou outros direitos fundamentais próprios ou de terceiros.

Há ainda, entre a lista de proibições, a proibição do uso da IA como arma autônoma, com disseminação a alvos sem intervenção humana.

Quando se refere a investigações, o texto estabelece que utilizar a IA como arma autônoma para coletar provas em inquéritos será permitido desde que haja autorização judicial e/ou quando não houver outros meios.

Multas e sanções

Caso as plataformas de IA não sigam as regras criadas pela regulamentação, ficam estabelecidas algumas sanções. Uma delas é uma multa de até R$ 50 milhões ou 2% de seu faturamento total por cada violação cometida.

Além disso, está permitida a publicização da infração após apuração e confirmação da ocorrência. E também a suspensão parcial ou total, temporária ou definitiva, do desenvolvimento, fornecimento ou operação do sistema de IA.

Ações consideradas de alto risco

A proposta estabelece quais são as atividades realizadas por meio de IA que são consideradas de alto risco.

Veja alguns procedimentos considerados de alto risco:

  • Gestão da imigração e controle de fronteiras para avaliar o ingresso de pessoa ou grupo de pessoas em território nacional;
  • Aplicações na área da saúde para auxiliar diagnósticos e procedimentos médicos, quando houver risco relevante à integridade física e mental das pessoas;
  • Controle de trânsito e redes de abastecimento de água e de eletricidade;
  • Sistemas de IA utilizados como fator determinante na tomada de decisões de seleção de estudantes em processos de ingresso a instituições de ensino ou de formação profissional;
  • Avaliação de critérios de acesso, elegibilidade, concessão, revisão, redução ou revogação de serviços privados e públicos que sejam considerados essenciais, incluindo sistemas utilizados para avaliar a elegibilidade de pessoas naturais quanto a prestações de serviços públicos de assistência e de seguridade;
  • Avaliação e classificação de chamadas, ou determinação de prioridades para serviços públicos essenciais, tais como de bombeiros e assistência médica.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula assina MP que zera conta de luz para 16 milhões e amplia benefícios a 60 milhões de brasileiros

    Lula assina MP que zera conta de luz para 16 milhões e amplia benefícios a 60 milhões de brasileiros

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que promove ampla reformulação no setor elétrico, com foco na população de baixa renda, informa a Folha de S. Paulo. A medida, apresentada a parlamentares em reunião no Palácio do Planalto, prevê isenção total da tarifa de energia para cerca…

  • Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas

    Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas

    João Pessoa, Recife e Maceió estão sob alerta. Em Maceió cerca de 100 pessoas tiveram que sair de casa Fortes chuvas atingem o Nordeste do Brasil e têm gerado impactos em algumas cidades, como nas capitais Recife e Maceió. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo em função das tempestades. O alerta abrange as…

  • CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034

    CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034

    Proposta de emenda à Constituição extingue a reeleição para cargos do Executivo e altera duração dos mandatos. Mudanças ainda dependem da votação no plenário do Senado e, depois, da Câmara A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21/5) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Senado deve votar, nesta quarta, PL que facilita licença ambiental

O plenário do Senado deve votar, nesta quarta-feira, o projeto de lei...

Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)

A oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve protocolar...

Após esforço concentrado, Câmara tem semana de recesso informal

Com apenas dois meses pela frente antes do recesso parlamentar do meio...

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6/5), o requerimento de urgência...