A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou reunião pública, na noite dessa segunda-feira (10/2), para debater as recentes alterações apresentadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ao Plano de Uso de Ocupação do Eixão do Lazer. Os novos critérios e parâmetros constam da Instrução Normativa nº 1/2025, a qual recebeu várias críticas durante o debate.
Na opinião dos artistas e vendedores ambulantes, as novas normas “desconfiguram” o já tradicional espaço de lazer de Brasília e inviabilizam a atuação de muitos comerciantes. Entre os problemas destacados estão a separação entre os locais de apresentação musical e de comercialização de produtos; a proibição do uso de faixas de rolamento das rodovias e vias adjacentes para carga e descarga de mercadorias, entre outros.
“Basta ir ao Eixão do Lazer para constatar que o novo plano não tem correspondência com a realidade”, avaliou o deputado Ricardo Vale (PT), à frente do debate na CLDF. Sensível às demandas dos artistas e ambulantes, o distrital completou: “Os trabalhadores temem que, se esse plano for executado, perderão as condições mínimas para exercer suas funções”.
Presente na reunião pública, a vendedora ambulante Maria do Perpétuo Socorro Souza reforçou: “Se os eventos ficarem distantes, meu trabalho será diretamente afetado. Precisamos de mais espaço e mais clareza para continuar trabalhando e oferecendo nossos produtos à população”.
Ricardo Vale se comprometeu a encaminhar as preocupações, demandas e sugestões apresentadas ao Governo do Distrito Federal (GDF) e ao DER. “O objetivo é garantir que o novo plano contemple as necessidades de todos os envolvidos, sem prejudicar o acesso e a liberdade dos moradores”, argumentou.
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Ricardo Vale.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
Deixe um comentário