youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

CCJ aprova projeto que torna circunstância agravante fazer queimada em período de seca

By  |  0 Comments

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram parecer de admissibilidade ao PL nº 1303/2024, do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (11).

A proposta altera a lei nº 41/ 1989, que dispõe sobre a Política Ambiental do Distrito Federal para incluir circunstâncias agravantes específicas relacionadas à prática de queimadas ilegais. De forma objetiva, a propositura estabelece como circunstâncias agravantes a realização de queimada ilegal durante: a) períodos de estiagem ou seca severa; b) períodos com umidade relativa do ar inferior a 20%; e c) estado de emergência ambiental declarado pelo governador do Distrito Federal. Vale registrar que estas circunstâncias são independentes entre si, sendo suficiente a ocorrência de qualquer uma delas.

“Estamos agravando aqueles que gostam de botar fogo nas florestas para matar os bichos”, resumiu o deputado Chico Vigilante (PT), que relatou a proposição na CCJ.

Como a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) já aprovou o projeto, agora com a anuência da CCJ, ele está pronto para apreciação em plenário.


Praça Maria Clara

Foi aprovado ainda parecer de admissibilidade para o PL nº 1975/2021 que denomina Praça Bióloga Maria Clara a praça situada na EQNL 10/12 da região administrativa de Taguatinga.

O autor da proposta, deputado Daniel Donizet (MDB), em sua justificativa, afirma o objetivo de homenagear Maria Clara Santos Véras. “Juntamente com seu pai, Willian Martins Véras, ela adotou o local em 2001 visando a recuperação do espaço que se encontrava totalmente depredado e abandonado. Eles não apenas revitalizaram o espaço e recuperaram sua atratividade como também se dispuseram a estimular a prática esportiva entre a comunidade local e ainda promoveram práticas de acolhimento de animais de rua. A nova denominação da praça, então, é instrumento de reconhecimento do trabalho que ela realizou no local por diversos anos”, afirma Daniel Donizet em seu texto.

O relator foi o deputado Chico Vigilante (PT) que foi acompanhado pelos deputados Iolando (MDB), Fábio Felix (PSOL) e Thiago Manzoni (PL).

Reuniões

Os parlamentares também aprovaram o calendário de reuniões ordinárias da CCJ que serão realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, sempre às 10 horas.

Com informações da CLDF

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • MDS suspende termo de colaboração de quatro entidades do Programa Cozinha Solidária

    MDS suspende termo de colaboração de quatro entidades do Programa Cozinha Solidária

    Em atenção ao processo conduzido pelo MDS de avaliação do início da execução do Programa Cozinha Solidária, o Ministério decide: suspender a execução do termo de colaboração de quatro entidades até finalização da fiscalização em andamento. m atenção ao processo conduzido pelo MDS de avaliação do início da execução do Programa Cozinha Solidária, o Ministério…

  • Ibaneis estuda ampliar “tarifa zero” para todos os dias

    Ibaneis estuda ampliar “tarifa zero” para todos os dias

    Depois de anunciar que, a partir de 1º de março, ônibus e metrô serão gratuitos aos domingos e feriados, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que a medida também funcionará como um teste. Ao Correio, o chefe do Executivo local afirmou que a iniciativa também servirá para estudar a viabilidade da “tarifa zero” em…

  • MDS apresenta novo sistema do Cadastro Único a gestores municipais

    MDS apresenta novo sistema do Cadastro Único a gestores municipais

    Com ampla programação no evento, o MDS explicou funcionamento e operacionalização da plataforma O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome promoveu, nesta quarta-feira (12.02), uma oficina sobre a operacionalização do novo sistema do Cadastro Único, previsto para ser lançado neste mês. A atividade integra a programação do Encontro de Novos…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *