youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Decisão sobre dividendos é da Petrobras e lei é seguida, diz Rui Costa

By  |  0 Comments

Durante evento no Planalto nesta terça (12/3), o ministro da Casa Civil disse não entender a “polêmica” em torno da distribuição de dividendos da estatal

ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nesta terça-feira (12/3) que a definição sobre o uso dos dividendos da Petrobras para investimentos cabe à estatal, e que tudo está sendo feito de acordo com as leis. Ele disse ainda não atender a “polêmica” em torno do tema, já que as regras sobre a divisão dos dividendos foram definidas no ano passado.

Rui Costa conversou com jornalistas no Palácio do Planalto, após evento que lançou 100 novos Institutos Federais no país, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu não sei o porquê dessa polêmica toda. A Petrobras teve o segundo maior lucro da história. Dividiu, pagou, o segundo maior dividendo da história. Então, era para todo mundo estar comemorando”, respondeu o ministro após ser questionado sobre a petroleira. “A regra foi votada ano passado no Conselho. O mercado sempre fala de previsibilidade, segurança jurídica, obedecimento e cumprimento das regras pré-estabelecidas. Tudo isso foi feito”, acrescentou.

Na quinta-feira passada (7), a Petrobras decidiu não pagar os dividendos extraordinários aos acionistas, o que fez a empresa perder R$ 55 bilhões em valor de mercado em um único dia. O presidente Lula disse querer usar os recursos para investimentos. Para isso, porém, o governo precisará alterar algumas regras da estatal. O governo também vem sendo acusado de ingerência na empresa.

Questionado sobre o uso dos dividendos para investimentos, Rui Costa respondeu: “Isso cabe à governança da Petrobras decidir. Tudo está sendo feito conforme a Lei das S/A [Sociedades Anônimas] e a regra de governança. Não tem uma alteração”.

Queda nas ações

O ministro da Casa Civil também minimizou a queda na valoração da empresa. “Eu diria que esse movimento é para iludir algumas pessoas, para vender ação valorizada embaixo e outros compram. Ontem mesmo, estava uma forte subida”, rebateu Costa. Apesar de abrir o dia em alta, as ações preferenciais e ordinárias da Petrobras encerraram em queda de 1,3% e 1,92% ontem, respectivamente, após declarações do presidente Lula criticando a distribuição de dividendos.

Já sobre reunião ontem com Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, Rui Costa negou qualquer tensão, apesar de Prates ter se posicionado contra a decisão do governo de não pagar os dividendos extraordinários. “Todo mundo estava sorrindo na foto”, ironizou.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *