Presidente afirmou que as plataformas não podem mais “fingir que não são responsáveis” por conteúdos criminosos, durante conferência de direitos humanos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (12/12), que as plataformas digitais precisam ser responsabilizadas pela publicação de conteúdos que incentivem a violência contra a mulher.
Lula declarou que é “inaceitável” que as redes “continuem a fingir que não têm responsabilidade” pelos conteúdos criminosos. O chefe do Executivo também voltou a defender que haja um movimento de conscientização dos homens contra a violência contra a mulher.Play Video
“As redes digitais precisam ser responsabilizadas pela publicação sistemática de discurso de ódio e incentivo à violência contra as mulheres. A liberdade de expressão não pode ser confundida com cumplicidade na prática de crimes hediondos”, discursou Lula durante o encerramento da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos (ConDH).
“É inaceitável que as plataformas digitais continuem a fingir que não têm qualquer responsabilidade pelo conteúdo criminoso publicado em suas redes. É intolerável que publicações de incentivo a estupros, agressões e demais formas de violência contra as mulheres continuem a circular impunemente, sem qualquer moderação”, acrescentou o presidente.
Nos últimos dias, Lula iniciou uma mobilização do governo federal de combate à violência contra a mulher, após uma série de casos de grande repercussão, como a jovem que foi atropelada e arrastada por mais de um quilômetro, e que teve suas pernas amputadas.
Reunião pelas mulheres
Lula confirmou que fará na próxima semana uma reunião com os presidentes dos demais Poderes e com chefes de outros órgãos públicos para discutir medidas de combate à violência e de conscientização dos homens.
Em seu discurso, citou dados do Ministério da Justiça que, entre janeiro e outubro deste ano, 1.177 mulheres foram vítimas de feminicídio no país.
“Mulheres são agredidas, estupradas e assassinadas por homens que se acham donos do mundo, e que se julgam proprietários de suas companheiras, mas são apenas o pior que a humanidade já produziu, e precisam ser punidos com todo o rigor da lei.
Originalmente publicado em Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Com dois de Cristiano, Portugal vence Uzbequistão por 5 x 0 e vira líder
- “O país não pode ser rico e os estados e as cidades pobres”, diz Lula
- PF diz que Digimais replicou modelo operacional do Master em esquema investigado
- STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição a juízes
- BRB afasta funcionários investigados por descontos irregulares de aposentados



