CILs abrem vagas remanescentes para a comunidade
Interessados em estudar idiomas, como inglês e espanhol, poderão concorrer a vagas remanescentes dos 15 Centros Interescolares de Línguas (CILs), da Secretaria de Educação do Distrito Federal. São postos não preenchidos por estudantes da rede pública durante o período de matrículas regulares.
As inscrições podem ser feitas a partir das 8h desta segunda-feira (13/2) até as 12h de terça (14), na secretaria ou no site da unidade pretendida. Podem participar estudantes a partir do 6º ano — das redes particular ou pública — ou que tenham ensino médio completo, independentemente da idade.
Quem não é estudante também pode concorrer às vagas. No ato da inscrição, o candidato pode optar por mais de um turno. Feito o cadastro, o aluno deverá aguardar o resultado do sorteio, ainda no dia 14, a partir das 15h. O processo é aberto e pode ser acompanhado pelos inscritos.
Em alguns centros, o sorteio será por meio eletrônico, transmitido em telões. Em outros, poderá ser feito manualmente, com papéis contendo os nomes dos candidatos que preencham os requisitos. A forma de seleção está prevista em regulamento de cada CIL. Se o aluno conhecer a língua, poderá fazer teste de nivelamento.
De acordo com a diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino, as vagas para a comunidade são de nível básico. “O nivelamento é feito no momento da matrícula para aqueles já sorteados. No entanto, o teste só será disponibilizado se houver vaga no nível posterior”, esclarece.
Cursos
Os CILs oferecem cursos de inglês, espanhol, francês ou alemão. Mas a disponibilidade em cada idioma varia de uma unidade para outra. O quantitativo por nível, turno e língua estrangeira será divulgado antes do início do sorteio.
(Com informações Metrópoles)