youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

MPC-DF pede que ex-diretor da Novacap seja multado por falhas em obras

By  |  0 Comments

O Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) pediu que o ex-diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) Erinaldo Pereira Sales seja multado por não cumprir normas de acessibilidade das pessoas com deficiência. A penalidade se refere a obras feitas na Avenida JK, área central do Gama.

As construções se referem a pavimentação asfáltica, passeios, meios-fios e drenagem pluvial na localidade. No parecer, assinado pelo procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima, o MPC-DF alega que o então gestor da companhia aprovou o projeto básico e autorizou a abertura do processo licitatório correspondente, mesmo com falhas referentes à acessibilidade.

De acordo com o órgão, em uma visita feita ao local, foi constatado que a largura das calçadas estava abaixo do mínimo recomendado; não houve instalação de piso tátil; e o recuo destinado às paradas de ônibus não estava adequado ao seguro embarque e desembarque de pessoas com deficiência; entre outras falhas.

O MP de Contas argumenta que o então diretor da Novacap poderia ter evitado a ilegalidade apontada nos autos. Sustenta que a irregularidade atingiu toda a coletividade, especialmente as pessoas com dificuldade de locomoção, razão pela qual o agente deve ser responsabilizado diante da gravidade da violação ao normativos que regem a acessibilidade.

A reportagem não conseguiu localizar Erinaldo para comentar o caso, mas, nos autos do processo, ele alega que no período em que ocupou o cargo, “sempre buscou garantir que fossem adotadas todas as providências necessárias ao bom andamento dos processos, dentro das suas competências”. Disse ainda que “não participou da elaboração do projeto e só coordenou a sua execução, conforme as atribuições do diretor de Urbanização”.

Já a Novacap disse, por meio de nota, que “não irá se manifestar em virtude de o ex-diretor citado não fazer parte da atual gestão da companhia”.

(Com informações do TCDF e Metrópoles)

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *