Projeto Viagem na Via Láctea proporciona experiência imersiva e gratuita no Planetário de Brasília

Uma imersão pode fazer você conhecer cada detalhe dos planetas, luas e corpos celestes que compõem o universo. Essa é a proposta do projeto Viagem na Via Láctea, realizado na área externa do Planetário de Brasília.

A iniciativa conta com uma exposição de fotografias e um simulador de realidade virtual, que conta com imagens reais da Nasa e transporta os participantes ao espaço sideral. A entrada é gratuita.

A exposição está disponível 24 horas, enquanto o simulador pode ser utilizado das 13h às 19h, de terça a domingo, com capacidade para seis pessoas por vez e acesso por ordem de chegada. O evento é realizado pelo Instituto Organizacional Federal (IOF) em parceria com o Instituto Pra Vida e com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). Para atender a todos, há acessibilidade para cadeirantes, além de narração e legendas para deficientes visuais e auditivos.

“Durante as férias, em janeiro, tivemos quase 19 mil visitantes no Planetário de Brasília, um aumento de cerca de 8 mil pessoas em relação ao mesmo período no ano passado. Sem dúvida, tanto a exposição quanto o simulador foram um dos principais motivadores para este crescimento expressivo”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman. “Além de conhecer todo o acervo e de acompanhar as sessões da Cúpula, nossas crianças e jovens têm a oportunidade de conhecer e aprender Astronomia de forma lúdica e imersiva.”

A atividade é aprovada por todas as idades. Os estudantes Ana Júlia Ferreira, 9 anos, Samuel Resende 10, Victor Araújo, 13, que são primos, se divertiram durante a sessão de realidade virtual. “Colocamos os óculos e vimos uma nave na frente e uma cadeira atrás, e a gente ia passando por todos os planetas”, conta Samuel, ao que Ana completa: “Foi superlegal. Como as cadeiras mexiam, deu a sensação de que a gente estava no espaço mesmo”. Por sua vez, Victor destaca o conhecimento obtido com a atividade. “Aprendemos mais sobre o sistema solar e os planetas”, diz Victor.

A fisioterapeuta Mariana Moreira, 24, conheceu a exposição junto com a irmã, a estudante Maria Luiza Moreira, 19. As duas não conheciam o Planetário e aproveitaram a oportunidade para desbravar o infinito na imersão virtual. “Conhecemos mais como funciona o nosso mundo. É uma experiência legal não só para crianças, mas para adultos também”, afirma a mais nova. “Foi muito interessante. Levo que a gente é só um pontinho em um universo muito grande, muito gigante, e não temos nem um porcento do conhecimento de tudo”, completa Mariana.

Já a enfermeira Francinete Ribeiro, 48, observou a importância de participar das atividades disponíveis nos equipamentos públicos do DF. “Recomendo às pessoas que moram em Brasília que venham porque raramente saímos para ver uma exposição assim. Só ficamos no nosso cantinho e o pessoal que vem visitar aproveita Brasília mais do que a gente”, disse. “O que falam do nosso planeta mostra que temos que proteger esse planeta, que é a nossa casa e é uma maravilha.”

Experiência

A exposição é composta por 28 fotografias do sistema solar provenientes do acervo da Nasa (sigla em inglês da National Aeronautics and Space Administration, dos EUA, traduzido como Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) exibidas em 15 totens ecológicos alimentados por energia solar. Esses equipamentos reforçam a proposta sustentável do projeto, enquanto as imagens despertam o fascínio pelo universo e aproximam o público dos mistérios do cosmos.

“As imagens foram organizadas simulando uma viagem por objetos de grande escala do universo até o sistema solar, cobrindo vários temas de astronomia que são importantes, como a formação dos planetas, as nebulosas, a estrutura dos aglomerados do universo, e as estruturas de grande escala do universo”, explica o professor do Planetário de Brasília, Luís Cavalcante. Segundo ele, o objetivo do projeto é instigar a curiosidade sobre o assunto: “Mostra o quanto a ciência e a astronomia são interessantes, fazendo com que a pessoa desperte para esses assuntos.”

O projeto seguirá em andamento até 15 de abril e, de acordo com a Secti-DF, será dividido em duas fases. Nos primeiros dois meses, de janeiro a março, o público poderá aproveitar tanto o simulador quanto a exposição. Nos últimos 30 dias, de 16 de março a 15 de abril, a exposição fotográfica permanecerá como atração principal.

Viagem na Via Láctea

→ Disponível até 15 de abril
→ Local: área externa do Planetário de Brasília
→ Visitação: das 13h às 19h (simulador) e 24h (exposição)
→ Classificação indicativa livre
→ Entrada gratuita.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Isenção do IR tem aprovação histórica na Câmara

    Isenção do IR tem aprovação histórica na Câmara

    Em votação unânime, deputados avalizam benefício para quem ganha até R$ 5 mil e taxa super-ricos. Texto segue agora para o Senado Depois de quase sete meses de tramitação, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil foi aprovada pelo plenário da Câmara, nesta quarta-feira à noite, por unanimidade: 493…

  • Motta aciona Itamaraty após Israel deter deputada em flotilha para Gaza

    Motta aciona Itamaraty após Israel deter deputada em flotilha para Gaza

    Luizianne Lins (PT-CE) estava com outros brasileiros em barco interceptado pela Marinha de Israel ao tentar levar ajuda humanitária para a Faixa de Gaza O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quarta-feira (1º/10) que acionou o Ministério das Relações Exteriores assim que soube da detenção da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) pela Marinha de…

  • Governo descarta novo Concurso Unificado em 2026a

    Governo descarta novo Concurso Unificado em 2026a

    Em entrevista ao programa Bom dia, Ministra, Esther Dweck afirmou que, para o próximo ano, está prevista a convocação de excedentes de outros concursos em andamento Às vésperas da realização das provas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no próximo domingo, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck,…

  • Quem pode ser responsabilizado nos casos de intoxicação por metanol

    Quem pode ser responsabilizado nos casos de intoxicação por metanol

    Especialistas apontam que toda a cadeia de fornecimento de bebidas pode ser responsabilizada por intoxicações por metanol, com sanções cíveis e criminais que vão de indenizações a penas de prisão Casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas no estado de São Paulo têm gerado preocupação em todo o país. A substância…

  • Policiais penais do DF são alvo de operação que apura fraude em concurso

    Policiais penais do DF são alvo de operação que apura fraude em concurso

    Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (2/10) em operação da Polícia Civil do DF A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2/10), a terceira fase da operação Reação em Cadeia, que investiga fraudes no concurso da Polícia Penal do DF. A ofensiva foi conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor)…

  • Governo Lula cria banco nacional contra roubo e receptação de celular

    Governo Lula cria banco nacional contra roubo e receptação de celular

    Decreto cria o BNCR e muda foco para o combate à receptação. Sistema notifica quem compra aparelho roubado e inutiliza acesso a bancos e serviços do governo Anteriormente, o aparelho era bloqueado imediatamente após o registro do boletim de ocorrência. Agora, o sistema identifica quando uma nova linha telefônica é habilitada no dispositivo roubado. Com…

  • PCdoB apresenta propostas para o Brasil seguir avançando com Lula

    PCdoB apresenta propostas para o Brasil seguir avançando com Lula

    Partido lança contribuição ao programa presidencial em que defende medidas para que o país se desenvolva de maneira soberana, sustentável e com resultados concretos na vida do povo Aliado de Luiz Inácio Lula da Silva desde 1989, o PCdoB já sinalizou seu apoio ao presidente na busca pelo quarto mandato. E, como forma de colaborar…

  • Lula e Wagner têm reunião decisiva nesta quarta, mas aliados consideram permanência insustentável

    Lula e Wagner têm reunião decisiva nesta quarta, mas aliados consideram permanência insustentável

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Jaques Wagner (PT-BA) devem ter uma reunião decisiva nesta quarta-feira, em Brasília, em meio à avaliação de aliados do governo de que a permanência do parlamentar baiano na liderança do governo no Senado se tornou praticamente insustentável. Integrantes do entorno presidencial avaliam que Wagner não…

Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Artigos Relacionados:
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *