
População em situação de rua terá 2% das vagas de emprego em obras e serviços públicos
Pessoas em situação de rua no Distrito Federal terão acesso facilitado ao mercado de trabalho por meio de uma nova política. As secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) estabeleceram uma parceria para garantir que 2% das vagas de trabalho em licitações de serviços e obras públicas distritais sejam destinadas a esse público.
A parceria entre as duas secretarias foi firmada em portaria conjunta de 10 de fevereiro, que regulamenta o Decreto nº 45.846, de 27 de maio de 2024, e foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (17). As publicações ordenam a determinação da Lei nº 6.128, de 1º de março de 2018, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale, que garante a reserva de vagas para a população de rua na capital.
A colaboração entre as duas secretarias será conduzida de forma não onerosa, com ambas comprometidas em atuar de maneira articulada para garantir o sucesso da iniciativa. O objetivo é proporcionar melhores condições de inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e autonomia financeira.
A Sedes será responsável pelo cadastramento dos beneficiários, reunindo informações pessoais e sobre as qualificações profissionais. Além disso, também fará o acompanhamento socioassistencial dos contratados, garantindo apoio e suporte durante todo o período de trabalho.
Por outro lado, caberá à Sedet coordenar a articulação com as empresas contratadas. A pasta receberá dos órgãos do governo os dados dos contratos firmados com empresas privadas e as informações sobre as vagas disponíveis. Também será responsabilidade da Sedet cadastrar e manter atualizadas as informações dessas pessoas no Sistema Público de Emprego (Sine), por meio da Agência de Atendimento ao Trabalhador.
Para garantir que as vagas sejam preenchidas por perfis adequados, a Sedet analisará os candidatos cadastrados e os encaminhará para qualificação profissional, caso necessário
Para garantir que as vagas sejam preenchidas por perfis adequados, a Sedet analisará os candidatos cadastrados e os encaminhará para qualificação profissional, caso necessário. Outro ponto de destaque é a disponibilização de uma Agência de Atendimento ao Trabalhador e Empregador Itinerante, que funcionará quinzenalmente nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POPs). Essas unidades oferecem atendimento especializado, incluindo suporte para documentação, alimentação e inclusão em programas sociais, facilitando o acesso dessas pessoas ao cadastro de empregos.
“O principal objetivo do Plano Distrital para Pessoas em Situação de Rua sempre foi dar condições para que essa população saia da situação em que se encontra. A grande maioria dessas pessoas não está na rua por vontade própria, mas por falta de oportunidade. Com a garantia de oferta de trabalho, o GDF dá um passo importante na retomada da cidadania destas pessoas”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.
“Esta iniciativa não é apenas sobre trabalho, é sobre dignidade e recomeço para quem mais precisa”
Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
“Estamos transformando oportunidades em inclusão social. Esta iniciativa não é apenas sobre trabalho, é sobre dignidade e recomeço para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
As empresas contratadas pelo GDF também precisarão colaborar com a iniciativa, informando as demandas de contratação à Sedet, que então as cadastrará no Sine. O encaminhamento dos candidatos às empresas será feito com base na declaração emitida pela Sedes.
“Garantir acesso ao mercado de trabalho a pessoas em situação de rua é viabilizar autonomia e cidadania. É aliar desenvolvimento social, com o suporte socioassistencial, de benefícios, ao desenvolvimento econômico para que eles saiam da situação de vulnerabilidade em que se encontram”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Com informações da Sedet-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…
-
Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…
-
TRF-1 absolve escritório de Ibaneis em caso de contrato na Bahia
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a sentença que havia condenado o escritório de advocacia do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a devolver R$ 3,3 milhões recebidos em um contrato com a Prefeitura de Jacobina (BA). Em julgamento realizado nessa quarta-feira (2/4), a 8ª Turma deu provimento à apelação…