Ir para o conteúdo
Casa Mundo Governo Lula assegura assistência a brasileiros repatriados de Gaza
Mundo

Governo Lula assegura assistência a brasileiros repatriados de Gaza

Compartilhar
Compartilhar

Medida foi anunciada após alguns brasileiros em Gaza decidirem não retornar ao país por falta de apoio financeiro para se manter; Governo vai garantir abrigo e alimentação

Brasileiros na Faixa de Gaza Brasileiros na Faixa de Gaza (Foto: REUTERS | Arquivo pessoal)

247 – O governo federal anunciou planos para fornecer assistência essencial aos brasileiros em Gaza, que estão enfrentando dificuldades devido ao conflito em curso entre Israel e Palestina. A operação de repatriação, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, oferecerá abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização aos cidadãos brasileiros que desejam retornar ao país, destaca o G1.

Nos últimos dias, algumas famílias brasileiras decidiram não retornar devido à falta de apoio financeiro para se manter no Brasil. A Embaixada do Brasil na Palestina confirmou na terça-feira (17) que mais dois brasileiros desistiram de deixar a Faixa de Gaza e preferiram permanecer em território palestino. Outra família, composta por seis pessoas, também optou por continuar em Gaza e não cruzar a fronteira com o Egito.

Ainda de acordo com a reportagem, uma família palestina de cidadania brasileira, residente em Rafah, no sul de Gaza, expressou receios financeiros em relação ao retorno ao Brasil. Atualmente, 26 pessoas, a maioria delas crianças e mulheres, estão na lista de repatriação.

O governo brasileiro aguarda autorização do Egito para que os brasileiros em Gaza possam atravessar a fronteira. Um avião brasileiro está pronto para resgatá-los assim que a permissão for concedida.

“Além de trabalhar incansavelmente para a promoção da paz, a assistência a brasileiros e seus familiares no exterior é uma das prioridades de nossa política externa”, afirmou o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. O governo está comprometido em garantir o retorno seguro e digno de seus cidadãos afetados pela situação em Gaza.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

Missa realizada neste domingo (18/5) marca, oficialmente, o início do pontificado de...

Portugueses vão às urnas pela 3ª vez em 3 anos

Em clima de instabilidade política, a coligação Aliança Democrática do primeiro-ministro lidera...

Qual peso têm os mais de meio milhão brasileiros que vivem em Portugal na eleição no país?

Segundo dados da pesquisa do Itamaraty com comunidades brasileiras no exterior, hoje...

Oshikatsu, o fenômeno que Japão quer usar para tirar sua economia da crise

‘Oshikatsu’ se refere aos esforços que os fãs fazem para apoiar seu...