O presidente da Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), organização social responsável pela administração da Feira do Produtor de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, concedeu ao TaguaCei uma longa entrevista para falar sobre as comemorações de 54 anos daquela que é a maior cidade, em número populacionais, do Distrito Federal: Ceilândia.
Vilson, que chegou na cidade ainda menino, lembra que sua vida está diretamente relacionada com o crescimento de Ceilândia. Ele, que desde os seus 16 anos trabalha na Feira do Produtor de Ceilândia, ressalta que a cidade é um exemplo de desenvolvimento social e econômico, e que ainda vai se desenvolver muito mais.

“Hoje, dentro do Distrito Federal, a grande Ceilândia tem um PIB enorme. Então, a gente tem o maior prazer de falar de Ceilândia. É uma cidade gigantesca, que hoje funciona 24 horas. Com toda certeza, posso afirmar que o comércio de Ceilândia é diferenciado”, lembrou.
Além de estar à frente de um dos maiores conglomerados comerciais de Ceilândia e do Distrito Federal, Vilson José também foi, durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), administrador regional por quatro anos da cidade. Para ele, essa experiência é considerada como uma “honra”. “A gente administrou essa cidade por 4 anos, numa época em que Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol eram juntas. Foi um desafio muito grande administrar uma cidade do porte de Ceilândia”, ressaltou.

Para Vilson, o desenvolvimento de Ceilândia está apenas começando, assim como o da própria Feira do Produtor, que, como ele bem destacou, tem crescido junto com a cidade. “E quando eu falo que a Afeprace se confunde com Ceilândia, é porque a Afeprace cresceu junto com a cidade. Hoje, a associação gerencia um conglomerado que gera 5 mil empregos diretos e indiretos. Que vende mais de 32 mil toneladas por mês”, diz.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Jornal TaguaCei – Vilson José, Ceilândia está prestes a completar, no próximo dia 27 de março, 54 anos. Como o senhor, que não só preside uma das maiores feiras populares permanente região, como também foi administrador-regional da cidade, vê essas mais de cinco décadas de existência?
Vilson José de Oliveira – São 54 anos, Ceilândia é uma cidade que, no meu entender, fez tudo por mim. Eu cheguei nesta cidade quando ainda era menino e só aqui na Feira do Produtor de Ceilândia eu já tenho 40, 42 anos de trabalho. Estou aqui na feira desde quando ela funcionava ali próximo à madeireira Santo Antônio, próximo de onde é hoje a 15ª delegacia [da Polícia Civil].

J.T. – O senhor foi administrador da cidade. Como foi essa experiência? A final, o senhor administrou a maior cidade do Distrito Federal.
V.J.O. – Para mim foi uma honra, porque a gente administrou essa cidade por 4 anos, numa época em que Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol eram juntas. Foi um desafio muito grande administrar uma cidade do porte de Ceilândia. Ainda mais vindo da origem que a gente vem, de pessoas humildes, produtor rural, da roça, e o governo confiou em nós essa missão.
Para a gente falar sobre a administração de Ceilândia, a gente tem que falar de todos os administradores que passaram antes de mim e depois de mim. Temos que falar de todos os governos que passaram, pois cada um tem a sua história, tem aquele tijolinho que foi ali consolidado, que foi concretado, e que contribuíram para a cidade chegasse do jeito que está: uma grande cidade, uma metrópole.

J.T. – Vilson, o senhor que está à frente da um conglomerado comercial, como avalia a economia de Ceilândia. De fato, é uma economia independente, que consegue se manter de forma autônoma, ou seja, sem a ajuda do Plano Piloto e das demais regiões administrativas?
V.J.O. – Nós temos hoje um setor de desenvolvimento econômico muito importante. Nós temos, por exemplo, a Feira do Produtor que hoje é um dos polos comerciais que mais emprega. Hoje, dentro do Distrito Federal, a grande Ceilândia tem um PIB enorme. Então, a gente tem o maior prazer de falar de Ceilândia. É uma cidade gigantesca, que hoje funciona 24 horas. Com toda certeza, posso afirmar que o comércio de Ceilândia é diferenciado.

J.T. – O crescimento da Feira do Produtor de Ceilândia se confunde com o próprio crescimento da cidade de Ceilândia. Como o senhor constata essa realidade?
V.J.O. – Atualmente grandes empresas se estabeleceram na nossa grande Ceilândia. Por isso, a gente tem um orgulho imenso da Feira do Produtor estar localizada na Ceilândia.
Quando nós viemos, no início da feira, a gente era na lama, na poeira, no barro mesmo. Era tudo improvisado, barraca de lona, mas, hoje, nós temos uma feira, com escritórios, com infraestrutura, com estacionamentos, com galpão, com uma infraestrutura muito grande. Por isso, ressalto sempre que todos os governos que passaram colocaram na Feira do Produtor a sua confiança. Depositaram na Feira do Produtor essa confiança e hoje a feira é uma potência.

J.T. – O senhor, há anos, preside a Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace). De que forma a Afeprace também foi importante para manter essa boa relação com a cidade e com o poder público?
V.J.O. – A Afeprace está de parabéns. Quero deixar aqui o meu abraço e parabenizar todos aqueles que acreditaram nessa cidade. Agradecer a todos aqueles vêm trabalhando para prosperar mais ainda na nossa cidade. E quando eu falo que da Afeprace se confunde com Ceilândia, é porque a Afeprace cresceu junto com a cidade. Hoje, a associação gerencia um conglomerado que gera 5 mil empregos diretores e indiretos. Que vende mais de 32 mil toneladas por mês.
E Ceilândia dá suporte a tudo isso, porque tudo que você pensar, hoje, você encontra na grande Ceilândia. Aqui, só para se ter uma ideia, temos cinco grandes feiras permanentes, aqui tem tudo que você necessita para o comércio, não tem outra cidade que tem um comércio arrojado igual a Ceilândia.

J.T. – Vilson, assim como eu, o senhor viu Ceilândia crescer. Pode-se falar que trata-se de uma cidade promissora? E que tem muito ainda o que conquistar?
V.J.O. – Com toda certeza. Olha só para você ver como é que é a história: Eu fiz ontem 63 anos de idade e desde os meus 16 anos de idade, eu frequento a Feira do Produtor. Foi aqui que eu fui criado, a minha família toda foi daqui da Feira do Produtor. Então, é um orgulho muito grande fazer parte da Feira do Produtor e ser um ceilandense.
Por isso, falar de Ceilândia deixa a gente até meio emocionado porque a gente fez parte da gestão e ajudamos a criar a história desta cidade.

J.T. – Vilson, gostaria de deixar o senhor à vontade para agradecer seus parceiros e amigos de Ceilândia. E prestar suas homenagens à essa cidade que chega aos seus 54 anos.
V.J.O. – Olha, nós temos ajudado a construir Ceilândia. Por isso, eu só tenho a agradecer a todos e ao jornal TaguaCei por me dar essa oportunidade de falar da nossa cidade. Vocês, que estão sempre aqui conosco, sabem da nossa gratidão por essa cidade. E tenho total certeza que Ceilândia vai crescer e se desenvolver ainda mais no futuro. Hoje, Ceilândia é, sem dúvida, a maior cidade do Distrito Federal. Por isso, quero aproveitar a oportunidade para desejar um feliz aniversário para todos os Ceilandenses. Parabéns, vocês merecem!

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Ibaneis viaja aos EUA e Celina Leão assume o GDF por uma semana
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, viajou para Nova York. Ele é um dos palestrantes de evento com empresários e políticos A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), ficará oficialmente à frente do Governo do Distrito Federal (GDF) até sábado (17/5). No último fim de semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), viajou para Nova…
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira
Ednaldo Rodrigues concretiza obsessão e contrata o treinador dos sonhos dele desde a saída de Tite. Italiano estreará contra o Equador, em Quito, e o Paraguai, em São Paulo, pelas Eliminatórias da Copa de 2026 A Seleção tem novo técnico. Depois de dois anos de namoro, o casamento com o técnico italiano Carlo Anelotti está consumado. O…
Governo anuncia R$ 27 bi em investimentos de empresas chinesas no Brasil
Aportes foram anunciados durante o Fórum Empresarial Brasil-China em Pequim, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) O governo federal anunciou nesta segunda-feira (12/5) um aporte de investimentos de R$ 27 bilhões de empresas chinesas no Brasil. A informação foi divulgada durante o Fórum Empresarial Brasil-China, em Pequim, que contou com…
Deixe um comentário