Chico Vigilante diz que se cartel dos combustíveis não for fiscalizado, preços abusivos devem voltar nas bombas do DF
Em entrevista ao Jornal TaguaCei, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou sobre o enfraquecimento da onde direitista que vinha contagiando o cenário político em diversos países do mundo. De acordo com o deputado, este período de políticas mais conservadoras e reacionárias está prestes de acabar. Em sua observação, houve um época, início deste século, onde a maioria dos governos da América Latina, por exemplo, eram de cunho democrático. “E tínhamos o Barack Obama nos Estados Unidos”, lembra.
Por esse contexto mudou e deu lugar a um ambiente menos democrático. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, seria, segundo Vigilante, um exemplo desta nova era. “Eles fizeram de tudo o que eles podiam para derrubar os governos progressistas. Ele não dá conta de governar com democracia”, esclarece o deputado.
Aumento da gasolina
Os ataques nas refinarias de petróleo da Arábia Saudita fizeram com que a Petrobras anunciasse um possível aumento no preço do combustível. No DF, a notícia chegou rápida e pegou os consumidores desprevenidos. Teve posto que chegou a aumentar R$ 0,50 centavos por litro.
Chico Vigilante diz que isso é possível porque o cartel de postos de gasolina que controlam a distribuição do produto dentro do DF está deixando de ser fiscalizado. A baixa fiscalização dá carta branca para os empresários se articularem e taxarem de forma abusiva os consumidores. E o negócio, conforme explica o deputado é extremamente vantajoso, uma vez que, em cada centavo acrescentado no litro do combustível, os empresários chegam a ter até ganhar R$ 1 milhão de lucro. Os dados são da época da CPI dos Combustíveis, cujo Vigilante foi relator.
“Eu fui relator da CPI dos Combustíveis no Distrito Federal. Eu sei dos meandros de como opera o cartel. E eu sempre disse e já alertei os órgãos de defesa do consumidor: ou eles ficam vigilantes ou então eles
[empresários]
implantariam o cartel outra vez. E foi o que eles fizeram”, diz Chico ao falar sobre a recente alta nos preços.
Uniforme escolar
O deputado também falou sobre a audiência pública de sua autoria para discutir o kit de uniforme escolar que está sendo proposto pelo governo local. De acordo com Chico Vigilante, a ideia já foi implantada durante do governo de José Roberto Arruda, e não deu certo.
“Agora temos um agravante, porque se ele [governo] conseguir fazer essa licitação, vai deixar de empregar 12 mil trabalhadores que poderiam estar nas fábricas de confecção do DF. Quem vai ganhar a licitação será uma empresa de fora, que vai trazer tudo de fora”, defende o distrital.
O processo de escolha dos uniformes foi suspenso pelo Tribunal de Contas do DF e depois anulado pelo próprio GDF. O governo diz que vai discutir primeiro com a população para depois voltar com o assunto. “Está partindo para um processo de discussão”, garante o deputado.
Conjuntura
Chico Vigilante diz não acreditar no que está vendo no cenário político nacional. Para o deputado, os indícios que mostram que o presidente Jair Bolsonaro é mentor de uma “família corrupta”, não deixam dúvidas de que o Brasil está sendo governado por um farsante. Segundo ele, o governo Bolsonaro, a quem ele chama de “Capitão Capiroto”, vai destruir a soberania e as riquezas do país.
“Tudo coordenado por Moro, que condenou Lula e o tirou das eleições. Elegeu-se Bolsonaro e ele vai para o Ministério da Justiça. É muita coincidência”, ressalta.
O atual governo – que foi eleito nas odes do combate à corrupção – também não estaria dando, segundo Vigilante, condições de efetuar este verdadeiro combate. Agora, “não pode divulgar e nem investigar os corruptos”, bem diferente, ele explica, dos governos do PT, onde a Polícia Federal foi reestruturada com 17 mil agentes e equipamentos modernos; além de permiti-la ter autonomia tanto financeira quanto profissional.
Siga nossas redes sociais
Site: http://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Página pessoal: https://www.facebook.com/jeova.rodriguesneves.5