
Desemprego cai a 6,1% em novembro, o menor patamar da história, diz IBGE

O desemprego no Brasil caiu para 6,1% no trimestre encerrado em novembro, atingindo o menor patamar da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciada em 2012.
O dado, divulgado nesta sexta-feira (27), confirma as expectativas do mercado e marca uma nova fase para o mercado de trabalho no país.
A taxa de ocupação também atingiu o maior nível histórico, alcançando 58,8% (103,9 milhões de pessoas). O número de empregados com carteira assinada chegou a 39,1 milhões, consolidando o maior contingente já registrado. Os dados reforçam a recuperação econômica e a melhora no mercado formal de trabalho, segundo especialistas.

Novos números do Caged e Pnad
O Ministério do Trabalho, ainda nesta sexta, divulgará os novos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em outubro, o Caged registrou a criação de 132.714 postos de trabalho formais, refletindo a continuidade do crescimento do emprego no país.
Embora tanto o IBGE quanto o Caged mensurem dados relacionados ao emprego, suas metodologias diferem. O Caged foca no mercado formal, compilando informações de trabalhadores com carteira assinada fornecidas diretamente pelas empresas. A coleta é mensal, permitindo um acompanhamento atualizado do cenário formal.
Por outro lado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE abrange tanto trabalhadores formais quanto informais, trazendo uma visão mais ampla do mercado. A Pnad é coletada trimestralmente em regiões metropolitanas, o que ajuda a captar tendências econômicas e sociais
Fonte: DCM
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Novo salário de militares sai a partir de abril; veja os números
Medida provisória permite o reajuste de 9% nos soldos das Forças Armadas – Exército, Aeronáutica e Marinha. O aumento será concedido de forma escalonada Militares de alta patente, como almirante de esquadra, general de Exército e tenente-brigadeiro, que atualmente recebem R$ 13.471, terão seus soldos reajustados para R$ 14.077 em abril de 2024. Em janeiro…
-
Guia do Brasileirão 2025: tudo que você precisa saber sobre o torneio
Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado e vai até a semana do Natal, com novidades na 23ª temporada consecutiva no sistema de pontos corridos Com Marcos Paulo Lima — Campeonato Brasileiro por pontos corridos é como novela. No início, a audiência dá de ombros para os primeiros capítulos, mas todos se rendem aos últimos…
-
Barroso alerta contra indulgência com 8/1: “Nós fomos da indignação à pena”
Presidente do STF diz que brasileiros passaram “da indignação à pena” — ao falar do caso da extremista Débora Rodrigues — e frisa que, sem punição aos golpistas, “na próxima eleição, alguém pode pregar a derrubada do governo eleito” e a invasão de prédios públicos O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso,…