Taguaparque arrasta milhares de foliões ao som dos tradicionais blocos de carnaval
Os moradores de Taguatinga puderam curtir o carnaval este ano sem se deslocar para o Plano Piloto. De acordo com informações do Governo do Distrito Federal (GDF), dois dos oito blocos integrantes da Liga de Blocos Tradicionais puxaram os foliões (cerca 1,5 mil pessoas) no Taguaparque: Àsé Dúdú e Mamãe Taguá.
“Evento democrático, com foliões adultos e famílias, o encontro das duas manifestações culturais teve música, brinquedos infláveis e a presença de muitas crianças”, afirmou o governo.
Este ano foi a primeira vez que o Taguaparque recebeu eventos dessa natureza. O local é atrativo, pois demanda de grande espaço para abrigar os foliões.
A Liga dos Blocos Tradicionais é constituída pelos blocos Baratinha, Baratona, Galinho de Brasília, Menino da Ceilândia, Pacotão e Raparigueiros.
O carnaval
A ideia de desconcentrar o carnaval no DF foi uma alternativa que se espalho para outras regiões administrativas, como foi o caso da Vila Buriti, em Planaltina, que contou com a presença o bloco Filhos de São Jorge.
Outros ritmos, além do samba tradicional, também puderam ser desfrutados pelos amantes da folia. Na 202 Sul, por exemplo, o frevo, ritmo característico de Pernambuco, foi embalado pelo bloco Galinho de Brasília, que conseguiu reunir 15 mil pessoas, segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
Segurança
Em cada ponto de festa a estrutura de segurança montada, segundo o GDF, era constituída por viaturas de Corpo de Bombeiros e da Agência de Fiscalização (Agefis), além de uma base de comando móvel da Polícia Militar – portanto câmeras de monitoramento. Porém, como fora divulgado pela mídia, mesmo assim houve ocorrência de brigas, furtos e outros tipos de ilegalidades.