youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Corrente política do PT, a CNB do DF, realiza plenária para debater conjuntura nacional e discutir eleições municipais; ‘não defender oposição justa e clara a Ibaneis é trair a vontade do povo de Brasília’, diz Wilmar Lacerda

By  |  0 Comments

A coordenação do campo político do Partido dos Trabalhadores (PT) Construindo um Novo Brasil (CNB) do Distrito Federal se reuniu nesta terça-feira (2) no auditório nacional do partido, em Brasília, para discutir temas relacionados à conjuntura política e às eleições municipais que se aproximam.

Na pauta, estavam temas como a definição da coordenação da CNB, periodicidade das reuniões, debate sobre a organização da CNB, preparação para o Processo das Eleições Diretas (PED), e o mapeamento das correntes na zonais, entre outros.

Compondo a mesa, estava o ex-suplente de senador pelo DF, Walmir Lacerda, que falou sobre a situação socioeconômica de país destacando a relevância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só para o cenário nacional, mas também internacional.

Wilmar Lacerda, que discursou no encontro, começou falando sobre a importância do presidente Lula se posicionar contra os ataques de Israel sobre a Palestina. Segundo o petista, os palestinos não têm “as mínimas condições de se defenderem” e que é dever, não só do Lula, mas do PT em se posicionar contra “aquele massacre que ocorre com os pobres, crianças e mulheres que morrem todos os dias na Palestina. O nosso partido, o nosso governo, defendem muito o povo da palestina”.

 GDF

Wilmar Lacerda fez uma crítica incisiva a respeito da oposição que atualmente é feita contra o governo de Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com ele, o PT precisa se organizar para se apresentar como alternativa ao atual governo do DF e para isso é necessário que, não só o partido, mas, principalmente da banca do partido, ressalta Lacerda, faz oposição.

“Infelizmente nós não fazemos oposição ao governo Ibaneis. O PT não fez oposição ao governo Rollemberg [Rodrigo] e o PT não faz oposição ao governo Ibaneis. Eu tenho discutido isso é apontado inclusive que os nossos deputados indicam no governo Ibaneis. Indicam terceirizados, vigilantes, merendeiros, isso é um absurdo”, disse Lacerda.

O petista também ressaltou que não fazer oposição ao governo de Ibaneis é uma forma de não corresponder aos anseios dos eleitores que escolheram o PT para ser oposição ao governo e não contrário. “Então não defender uma oposição justa e clara ao governo Ibaneis é trair a vontade popular do povo de Brasília que nos colocou na oposição”, diz.

Legado

Para Wilmar Lacerda, PT tem um “legado” no DF e isso precisa ser considerado na hora de se posicionar politicamente. O petista falou sobre as conquistas do primeiro governador do PT na capital, Cristovam Buarque, e destacou seus trabalhos e frisou que a cultura dos motoristas de respeitarem a faixa de pedestre foi uma idealização do governo de Cristovam. O mesmo ele falou do governo de Agnelo Queiroz que, segundo Lacerda, foi o governo que “mais valorizou o servidor público”.

“Falta ao PT, falta a nós uma organização interna para articularmos a oposição ao governo de Ibaneis e dar sustentação ao governo Lula. O Brasil hoje está dividido ao meio entre a direita e a esquerda”, afirma Lacerda que também enfatizou o número crescente de pessoas que se declaram evangélicos e que estão se debandando politicamente para o lado da direita.

“Nós [partidos de esquerda] não podemos ser contra o povo evangélico, nós temos que dialogar com o povo evangélico, temos que construir relações com o povo evangélico até porque muitos de nós somos evangélicos”, disse.

CNB

Para Wilmar Lacerda o PT do DF não pode se limitar a eleger apenas deputados distritais e federal. É preciso, ele ressalta, eleger governadores e senadores. “A CNB do DF tem a obrigação de ganhar o próximo PED, eleger a direção do partido localmente e fazer o PT voltar ao GDF. Precisamos fazer de fato oposição ao governo, sair com candidatura própria, selecionar esses partidos que nós temos aqui, como Psol, PV, PCdoB, PDT, PSB”, destacou.

Por fim, Lacerda comentou sobre as eleições municipais que se aproximam e disse que elas precisam ser acompanhadas pelo PT-DF que tem um papel importante nos municípios que compõem a região do Entorno, onde, segundo o petista, vivem de 20% a 30% de pessoas que votam no DF.

“As eleições municipais são um grande desafio nosso e do PT que não se prepara para isso, mas nós temos que visitar cidade por cidade, companheiro por companheiro, dar todo apoio nas cidades para que a gente possa eleger vereadores e vereadoras, possa eleger prefeitos e prefeitas e com isso reforçar para as eleições de 2026”, disse.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *