youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Distrito Federal registra crescimento nas exportações no terceiro trimestre de 2024

By  |  0 Comments

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou o terceiro Boletim do Comércio Exterior de 2024, nesta quarta (5). O estudo aponta um cenário positivo nas exportações, com crescimento de 21,4% em comparação ao segundo trimestre e de 14,1% em relação ao mesmo período de 2023.

A produção de soja, carnes de aves e enchidos de carnes teve grande importância no crescimento das exportações, dentre os produtos agrícolas e agroindustriais. Considerando o cenário nacional, um dos destaques desse trimestre foi a exportação de artefatos de joalheria – o DF ficou atrás apenas de São Paulo, representando 6,33% do mercado. 

O estudo também mostrou a relevância do Distrito Federal nas exportações de massas para preparação de pães.

Por outro lado, as importações do DF registraram queda de 26,1% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2024, que foi atribuída, principalmente, à redução das compras de produtos farmacêuticos e medicinais, que correspondem a 80,9% da pauta importadora da região.

“Com esse cenário, o Distrito Federal consolida sua posição como um importante exportador nacional, especialmente no setor agroindustrial, e demonstra avanços significativos na diversificação de sua pauta exportadora”, destaca Francisca Lucena, diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas, do Instituto.

Com informações da Agência Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Cisternas garantem acesso à água e convivência com o Semiárido em comunidade quilombola

    Cisternas garantem acesso à água e convivência com o Semiárido em comunidade quilombola

    Atualmente, tecnologias garantem segurança hídrica a mais de 1,3 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único. MDS prepara novo edital de para contratar mais de 1,2 mil cisternas Antes da cisterna, a gente ‘apanhava’ a água no chão, colocava no pote, coava e bebia”. O relato de Josefa de Jesus mostra a diferença na rotina…

  • Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses

    Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses

    O aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhará mais tempo para quitar os empréstimos consignados. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta quarta-feira (5) o aumento do prazo de pagamento das parcelas de 84 para 96 meses (sete para oito anos). A decisão também beneficia as famílias que recebem…

  • ‘Inflação está razoavelmente controlada’, diz Lula

    ‘Inflação está razoavelmente controlada’, diz Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo leva “muito a sério” o controle da inflação e que a variação de preços “está razoavelmente” sob controle. “Levamos a inflação muito a sério e acho que ela está razoavelmente controlada. Nossa preocupação é apenas evitar que o preço dos alimentos prejudique o…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *